terça-feira, 26 de março de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE SEGURANÇA EM BURITI – MA


AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE SEGURANÇA EM BURITI – MA

O município se adianta e inicia a discussão em torno da problemática vivida pela segurança pública local. A ideia, que pode se tornar referência para o resto do Maranhão,  partiu do promotor público daquela Comarca, Dr. Clodoaldo Araújo. Para a audiência o representante do Ministério Público convidou os vereadores, o prefeito, gerentes de bancos, comerciantes, empresários e membros da sociedade civil organizada. O local escolhido para debaterem o assunto foi o auditório da Câmara Municipal. “O problema é sensível, e precisa ser discutido” – justificou Clodoaldo. E não era pra menos. A cidade vem sofrendo quase diariamente o ataque de assaltantes. As vítimas são principalmente a rede bancária, comerciantes e donos de postos de gasolina. 
Promotor Clodoaldo Araújo


Segundo o promotor, apesar de provinciana, Buriti apresenta todos os problemas de uma cidade grande: o desassossego, a insegurança e a intranquilidade. Ele se demonstrou preocupado com falta de colaboração da comunidade para com as policias civil e militar. “Isso dificulta bastante a elucidação dos crimes que vêm ocorrendo em Buriti” – afirmou.





Elvis Kosemba - gerente do BB
O gerente da agência do Banco do Brasil, Elvis Herondy Kosemba falou dos problemas que enfrenta no dia-a-dia para garantir o atendimento aos clientes. Dentre eles a incompreensão de alguns. “A gente tem muitas limitações, mas existem aquelas pessoas que não querem entender e acham sempre um motivo para nos pressionar” – explicou. Ele esclareceu as medidas que resolveu adotar para evitar os assaltos e contou que em certo momento precisou  retardar o início do expediente porque um dos seguranças teve que se atrasar devido problemas mecânicos no veículo. Na quela oportunidade, ao pedir a colaboração da PM do município, alguns clientes se revoltaram momentaneamente e depois o denunciaram à ouvidoria do banco. “Já me reuni com alguns empresários na tentativa de solucionar o problema, mas tudo deu em nada. Inclusive, já paguei com o meu dinheiro despesas com alimentação para policiais de Chapadinha vir garantir a segurança das pessoas na nossa agência” – disse. Ele reconheceu as limitações das polícias e pediu a parceria da Câmara e da Prefeitura.
Os comerciantes e empresários foram unânimes em reconhecer a ausência do Estado nessa modalidade e consideraram de fundamental importância continuar acreditando nas autoridades. 

Haroldo Campos - da Ag. dos Correios falando da Tribuna


O funcionário dos Correios Haroldo Campos contou ao plenário que a agência já sofreu quatro assaltos e que os funcionários, ao serem abordados, são chamados de vagabundos pelos assaltantes. Emocionado, ele falou ser filho de Buriti e que, infelizmente, a sua cidade estava se tornando a mais insegura do Estado. “A gente não tem segurança para trabalhar nesta cidade” – desabafou.



Vereador Renato Barros - PSDC (Centro)

Os vereadores da bancada da oposição propuseram ao prefeito Rafael Brasil – PRB a criação da Guarda Municipal para auxiliar a segurança pública. O vereador Renato Barros propôs a instalação de guaritas nas entradas da cidade e a instalação de câmeras em pontos estratégicos.
O presidente da Câmara, Laudelino Mendes – PSB considerou a importância da audiência. Ele coordenou a participação dos vereadores e pediu que os debates não fugissem ao tema.

Presidente Laudelino Mendes: a Câmara é parceira.


O comandante da polícia militar no município, Sargento Florismar defendeu as ações da instituição e criticou os que culpam a polícia pela ocorrência dos atos. Falou da falta de cuidados de alguns empresários com relação à prevenção e da sua dedicação durante 28 anos de trabalho. “Sei do meu compromisso com a sociedade de Buriti. Nunca fui preso, nem detido. Nunca cheguei atrasado, demonstrando com isso que eu tenho essa responsabilidade” – desabafou.

Sgt. Florismar: amor ao trabalho e compromisso com Buriti

O delegado de polícia civil, Dr. Leonardo falou dos problemas que tem enfrentado em Buriti e das ações desenvolvidas no sentido de elucidar alguns crimes. Segundo ele, mesmo com efetivo bastante resumido, a polícia tem conseguido prender alguns criminosos. Informou que atualmente existem 27 indivíduos presos na cadeia pública. Admitiu superlotação e reconheceu a gravidade da falta de vagas nos presídios do Estado. “Quase que diariamente estamos levando esses presos ao posto de saúde. O preso adoece e quando isto ocorre somos nós que temos que cuidar. E, se a gente não cuidar, eles vão denunciar que estão sendo maltratados na delegacia. Tudo isso, além de ter que dar conta de investigações e de inquéritos policiais” – compartilhou. 

Delegado Leonardo (centro) expõe ações da Polícia Civil
Para o delegado Leonardo é vital a colaboração da sociedade, mas lamentou que as pessoas quando denunciam não aceitam assinar a denúncia. Elogiou a sugestão do vereador Renato Barros com relação às guaritas.
E o prefeito Rafael Brasil – PRB comunicou que, ao contrário do que alguns opositores comentam, está tomando as providências para ajudar a resolver as questões de segurança no município. Falou das suas constantes viagens à São Luis e que recebeu do governo do Estado a garantia de que a polícia militar de Buriti vai receber reforço de três policiais, mas somente no final do ano. 
Prefeito Rafael Mesquita disposto a resolver o problema


Comunicou que o município vai receber até o dia 30 de abril deste ano uma viatura policial zero quilômetro. Ele colocou o governo municipal à disposição da sociedade buritiense no que for possível para a solução desses problemas.
Ao finalizar, o promotor Clodoaldo Araújo disse que vai dar os devidos encaminhamentos e que em  breve vai convocar outra audiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário