terça-feira, 18 de novembro de 2014

Mercado de trabalho

PREFEITURA REALIZA CERTIFICAÇÃO AOS FORMANDOS DO PRONATEC

Coelho Neto - MA - A solenidade aconteceu nesta terça-feira, 18, às 17 horas, no Teatro Municipal e contou com a presença de representantes do SEBRAE, da Câmara de Vereadores e do governo municipal. Ao todo, 900 alunos foram diplomados nos cursos de Soldador, Auxiliar Administrativo, Mecânico de Motocicletas, Almoxarife, Ajudante de Obras, Pedreiro, Garçom, Técnico em Refrigeração e Eletricista. Os cursos tiveram uma duração mínima de 160 horas e foram ministrados pelo SENAI e o SENAC. 


A implantação do Programa em Coelho Neto se deu a partir da preocupação do governo municipal com o tamanho da demanda de jovens e adultos sem capacitação profissional no município, fato que impedia a entrada dessas pessoas no exigente mercado de trabalho. O prefeito Soliney Silva – PRTB, devido outros compromissos da sua agenda, não pode comparecer à solenidade, mas se fez representar pelo Secretário de Governo e Administração, Benedito Lopes Fernandes. A implantação do PRONATEC no município se deu através de convênio com o governo federal. 
 
Secretária Albertina Curvelo
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar – SEMASSA é a gestora do programa. Recursos da ordem de 319 mil reais foram transferidos para o município através do Programa. “ Estamos fazendo a nossa parte. Cabe aos jovens e adultos o interesse pela capacitação. Esperamos que os formandos de hoje possam ter sucesso profissional daqui para frente”,  foi o que disse a Secretária Albertina Curvelo. 

Coordenadora Sônia Maria

Segundo Sônia Maria, Coordenadora do PRONATEC em Coelho Neto, o município é destaque no Maranhão pelo número de cursos ofertados. “É uma importante ação da prefeitura, que proporciona a uma parcela significativa da população a oportunidade de se capacitar para o mercado de trabalho”, destacou.   


Adilson Reis - SEBRAE/MA

O gerente regional do SEBRAE, Adilson Reis disse que as pessoas se capacitam para trabalhar em qualquer lugar do Brasil. “Coelho Neto é, hoje, um exportador de mão de abra qualificada”, concluiu. O secretário Benedito Lopes Fernandes destacou a parceria da Agência Municipal do Trabalho na profissionalização dos coelhonetenses e colocou aquele órgão à disposição dos formandos.


 
Secretário de Governo Benedito Fernandes
 “Temos um balcão de negócios à disposição de todos. Somos parceiros do SEBRAE para ajudarmos na gestão desses negócios. A contrapartida disso tudo está na rotatividade e na revitalização da nossa economia”, assegurou.
Carlos Machado - Mestre de Cerimônia

Formandos do PRONATEC
 Saiba mais...
O PRONATEC ENQUANTO PROPOSTA
A partir do Governo Lula, retomou-se a proposta de articular o ensino médio com o ensino técnico e profissionalizante, superando, dessa forma, o histórico dualismo escolar que separava a educação regular (para as elites) da educação profissional (para os trabalhadores). Nesse contexto, o desenvolvimento, a democratização e a interiorização da educação profissional assumem grande relevância face à expectativa de novas metas, em definição no Plano Nacional de Educação 2011-2020.
O QUE É O PRONATEC?
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o país.
PROGRAMA FACILITA INSERÇÃO NO TRABALHO
Voltar ao mercado de trabalho pode ser tarefa complicada para quem está fora do perfil ideal de juventude e qualificação. Por isso, os cursos do PRONATEC podem ser uma mão na roda para quem quer pegar no batente ou até mudar de área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário