terça-feira, 8 de novembro de 2016

A Revista

Revista


Mensagem do prefeito
Este é um momento especial para mostrar um pouco que fiz nestes quase oito anos da minha gestão. Até agora, só trabalhei! E tenho feito de tudo para honrar a confiança do meu povo. Trabalho de 18 a 19 horas por dia, mesmo limitado pelos problemas de saúde que tenho enfrentado.
Assumi uma cidade destruída, na lama e na buraqueira. Um caos! Após um período de trabalho intenso, colocamos a cidade em outro patamar. Resgatamos o orgulho e a autoestima dos coelhonetenses. Mostramos a cidade organizada, bonita, limpa, acolhedora e hospitaleira. Somos exemplo para o Maranhão inteiro.
O resultado está aí, aos olhos de todos! Com muita luta e dedicação estamos entregando um Coelho Neto modernizado e que superou anos e anos anos de atraso.
O trabalho continua. Honrarei a escolha do meu povo até o último dia da minha administração. Este é o nosso compromisso e vamos cumpri-lo.
Um grande e afetuoso abraço!
Soliney Silva
                 

               
Apresentação:
Ao assumir a Prefeitura em 1º de Janeiro de 2009, Soliney Silva – PMDB sabia que tinha que “trabalhar muito mais”. Em alguns setores era preciso recomeçar do zero! A exclamação é oportuna porque Soliney herdara uma cidade com problemas graves na infraestrutura e na urbanização: buracos por toda parte, ruas e avenidas intrafegáveis, um sistema educacional ineficiente, saúde na UTI, enfim, um caos! Creio não ser exagero, mas Coelho Neto se igualava a um cadáver em avançado estado de putrefação! Esta afirmação não ignora as boas intenções de gestores anteriores. Porém, ao nosso ver, faltou um planejamento administrativos destes voltado para os anseios dos coelhonetenses. E é exatamente aí onde o governo de Soliney Silva foi eficiente. Prova disso são os recordes de popularidade. Nunca, na história política de Coelho Neto, um governo se sustentou por tanto tempo no topo das opiniões! Mesmo lutando contra uma doença degenerativa, o prefeito Soliney não recuou das suas responsabilidades e do compromisso de bem-administrar a cidade. Correu atrás! Firmou parcerias, celebrou convênios, estabilizou as contas públicas e o resultado está aqui! Nesta Revista você vai reviver os melhores momentos do Governo de Todos, de uma administração pioneira que colocou o município de volta ao topo das atenções do resto do Brasil. Seja bem-vindo a esta nave e viajemos juntos nesta estrada chamada desenvolvimento. 

Ninguém se sustentou por tanto tempo na aprovação popular

Infraestrutura
Chico Vereador - Secretário da Pasta

A expressão infraestrutura urbana designa os serviços ou obras públicas que fazem parte de um ambiente urbano, como por exemplo: rede de energia elétrica, rede de saneamento básico, rede de água, edifícios utilizados para fins públicos, etc.
Sob o aspecto social, a infraestrutura urbana propende promover as condições apropriadas de moradia, trabalho, saúde, educação, lazer e segurança. Sob o aspecto institucional, deve propiciar os meios necessários ao desenvolvimento das atividades político-administrativas, entre os quais se inclui a gerência da própria cidade.

Pavimentação Asfáltica: Governo de Todos recupera Ruas e Avenidas para embelezar a cidade!
Desculpe o transtorno, estamos trabalhando pra você!


Duplicação das Avenidas C. Neto e J.  Silva
Sinalização Vertical de Ruas e Avenidas

Semáforo no centro da cidade

MA 123, Coelho Neto X Afonso Cunha, era a vergonha estadual

O prestígio político de Soliney corroborou para a construção da estrada...


... que agora está assim!

Calçamento Poliédrico: O governo de Soliney calçou ruas em vários bairros, urbanizou setores antes intrafegáveis e valorizou os imóveis da cidade!

Abertura e Recuperação de novas ruas!

O Bairro Sarney...



... um dos grandes beneficiados!


Largo da Capela de S. Raimundo...


e Praça Tonico Couto...

Urbanizados!


Estradas Vicinais: A recuperação anual das estradas vicinais permitiu comodidade, escoamento da produção e o acesso aos serviços públicos para as comunidades rurais!

O Governo de Todos prestigiou a zona rural com...
... a reforma anual das estradas vicinais
Trânsito livre para o homem do campo!
Abastecimento d'Água: O Governo de Todos investiu pesado nesse setor. Até mesmo no agravamento da seca a população foi abastecida, seja na utilização de carros-pipa, na perfuração de  novos poços artesianos ou na ampliação da rede de água.
Perfuração de Poços Artesianos!
Água em abundância para a população!
Medida paliativa durante a seca com a utilização de carros-pipa!
SAAE: O serviço ganhou autonomia e credibilidade sob a gerência de Jademil Gedeon. A população é assistida diariamente por uma equipe de servidores sempre disposta a resolver os eventuais problemas operacionais.

Com Jademil no SAAE o setor ganhou dinâmica e eficiência!
Implantação de Sistemas Simplificados de Abastecimento d'Água!
                     
Waltenir Lopes da Silva - Secretário
Agricultura: No decorrer da sua gestão, Soliney Silva teve decretar Estado de Emergência diversas vezes devido a seca que assolava anualmente os pequenos agricultores do município. A sua determinação e solidariedade ao homem do campo permitiu o enfrentamento das dificuldades. Uma das grandes atitudes do prefeito foi garantir o Seguro Safra para os atingidos.
Construiu o Mercado Municipal e entregou máquinas e implementos aos pequenos agricultores!
Aquisição de tratores de última geração!
Tecnologia para garantir a permanência no campo!
Distribuição herbicida e sementes selecionadas!
Ajuda feita anualmente!
Agricultores comparecem em massa!
Construção de reservatórios de água na zona rural!
Produção de arroz...
... feijão e...
milho!
Uma Patrulha agrícola também foi disponibilizada!
             
Albertina Curvelo - Secretária
Educação:
 Ao se deparar com o contexto educacional do município, o prefeito Soliney Silva e sua equipe perceberam que o ensino mostrava-se insuficiente no que se refere à quantidade de vagas para o atendimento dos alunos, tendo como grande desafio a melhoria de sua qualidade. E, essa qualidade era perpassada por várias questões, tais como: baixos salários dos professores, escolas públicas sucateadas, ensino formalista e autoritário, o que gerava, consequentemente, desestímulo por parte dos professores e alunos.
Uma outra questão conexa dizia respeito ao fracasso escolar, agravado na falta de uma política educacional que fosse comprometida com os interesses e necessidades dos alunos. Este fator causava desestímulo no aluno e estimulava relações frias entre educador e educando. Progressiva e sistematicamente tudo foi se aprimorando.
Uma parceria entre o município e o governo do Maranhão ampliou o atendimento no Ensino Fundamental e a melhoria da qualidade da Educação. Para isto, firmaram  Termo de Compromisso o Governo do Estado do Maranhão para municipalizar o Ensino Fundamental, propiciando assim ao Governo Estadual a oferta de mais vagas no Ensino Médio.
Situação das Escolas no início da gestão Soliney Silva
Exemplo: Escola Raimundo Guanabara - Bairro Bela Vista (deteriorada).
Ação rápida: Reformou e equipou as escolas municipais e ampliou parte delas, como se configura o resumo abaixo:

Reforma da Escola José Barreto..
Raimundo de Melo Resende
Aquisição de móveis e carteiras


Construção da escola do povoado Pindaré


Construção de  no Bairro Sarney


Construção de escola no Bairro Bonsucesso (em andamento)


Construção de escola no Olhodaguinha (em andamento)

Aquisição de uma Caminhonete para o setor (cada secretaria recebeu
Substituição da frota escolar por ônibus novos e equipados!
Ônibus doado pela Prefeitura para a APAE

Desfile Cívico de 7 Setembro
Feiras do Conhecimento
Reuniões  Periódicas de Planejamento 
Semanas Pedagógicas anualmente!

Mais de 50 Projetos e Programas Educacionais
SALICON: O Salão do Livro Coelhonetense- SALICON foi instituído para valorizar os poetas, escritores e artistas locais, sempre homenageando uma personalidade literária.
Humorista João Cláudio Moreno no SALICON
O Projeto envolve comunidade e escolas municipais!
PROERD: O Programa de Repressão às Drogas é desenvolvido nas escolas de educação infantil
em parceria com a Polícia Militar do Maranhão.


PROJETO TEATRO NA ESCOLA: 

PROJETO LEITURA NA ESCOLA: o objetivo é intensificar as ações de estimulo à leitura para alunos que integram a rede municipal de ensino.


PNAIC - Alfabetização na idade certa!


PROJETO DOCE POESIA: Atende alunos da rede municipal na produção de material de divulgação e realização do evento final. Tem como objetivo incentivar a pratica de leitura de obras literárias diversas.
·          

ENSINO SUPERIOR: Abertura de turmas de graduação e especialização para professores e comunidade, objetivando a ampliação do pólo universitário local e oportunizando a inclusão destes ao ensino superior, através de convênios firmados com os governos estadual e federal. Assim, foram implantadas: UEMA, UAB/UEMANET, PLATAFORMA FREIRE, DARCY RIBEIRO e LATU SENSUS. Outra grande aquisição nessa área foi implantação do IFMA!

As fotos abaixo revelam que, numa linha de vanguarda, está se formando uma gama de profissionais da educação no município!
Turma de graduação
Bibliotecárias
 Núcleo de Tecnologias para Educação – UemaNet
Inauguração do Centro de Ensino Superior de Coelho Neto - CESCN
A maior e mais importante aquisição do setor
Sala de aula do IFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário