quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Prefeitura de Coelho Neto perde o prazo e ficará de fora do Programa Criança Feliz


Recebemos na manhã desta terça (14), uma denúncia de que a Secretaria de Assistência Social de Coelho Neto havia perdido o prazo e teria deixado o município de fora do Programa Criança Feliz. O Governo Federal injetaria cerca de 90 mil reais por mês no setor, através do programa.
Para quem não sabe, o Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal e prioriza gestantes e crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas. Além disso, o Criança Feliz integrará ações coordenadas em várias áreas, como saúde, assistência social, educação, justiça e cultura.
Para participar do programa o município precisaria apenas validar o termo de aceite do programa, no sistema do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS.
Após a denúncia,o blog do Samuel Bastos buscou as informações e constatou que realmente o município de Coelho Neto deixará de participar dessa ação simplesmente porque a Secretaria de Assistência Social não aderiu ao programa.
Lamentavelmente, dezenas de famílias que integram o Bolsa Família deixarão de participar dessa ação pioneira, que também é uma oportunidade de geração de emprego, já que serão contratados os visitadores que serão capacitados para atender diretamente as famílias que serão selecionados para o programa. Profissional de nível médio, o visitador irá aplicar as metodologias repassadas pelos multiplicadores durante a capacitação. Conforme o tamanho do município, serão designados ainda supervisores que irão orientar os visitadores, coordenar os protocolos e articular as visitas com a rede integrada, como saúde, justiça ou educação.
E é olhando tanto para o município vizinho que a administração acaba deixando de fazer o próprio dever de casa. Afonso Cunha, Duque Bacelar e Buriti vão participar e  Coelho Neto está na lista do 10 municípios que ficaram de fora do programa.
Chamem do que quiser, mas a expressão que ilustra essa bola fora só tem uma: incompetência de gestão.
Simples assim!

Publicação compartilhada do Blog do Samuel Bastos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário