quarta-feira, 29 de março de 2017

Ex-vereador de Coelho Neto detona o governo Américo de Sousa

Numa entrevista exclusiva ao portal diretoaoassunto, Edivaldo Alves da Silva - o Val -  fala dos desmandos da nova gestão e se diz solidário às causas do povo coelhonetense.
Edivaldo Alves - VAL sendo entrevistado por Milton Vieira
Ele tem sido a voz da oposição nas redes sociais! Edivaldo Alves da Silva – o Val – presença ativa na política coelhonetense, foi diretor do SAAE, secretário adjunto de Obras e Urbanismo, vereador do município de 2009/2012 e atualmente é suplente de vereador. Na última eleição obteve votação expressiva pela coligação Por Amor a Coelho Neto. Pode ser considerado um “calo” para o governo Américo de Sousa (PT), pela forma contundente de cobrar a presença do poder público em todas áreas da administração municipal. A sua cobrança firme, por melhores dias para os coelhonetenses, motivou o portal diretoaoassunto a convidá-lo para uma entrevista exclusiva, a qual você confere agora:

diretoaoassunto – Sr. Val, qual é o seu interesse em fazer oposição ao governo Américo de Sousa? Bom dia!
Val -  Bom dia, Milton Vieira! Primeiramente, agradeço ao convite que você me fez, e quero aproveitar esta oportunidade para me dirigir ao povo de Coelho Neto da forma mais responsável e solidária que possa existir. Não me coloco aqui na condição de opositor ferrenho do prefeito. Tenho apenas me posicionado como um cobrador da presença do governo municipal nas áreas da administração pública que mais precisamos. O que eu cobro dele, como gestor, é o cumprimento do que prometeu e cobrou de gestores anteriores por muitos anos.
diretoaoassunto – Você acha então, que o governo começou mal? Por quê?
Val - Começou mal... muito mal! Porque não tomou consciência que a eleição terminou em outubro do ano passado. E, na ânsia desenfreada de perseguir o ex-prefeito Soliney Silva, tem prejudicado aqueles que ele acredita terem votado em Jademil ou Luís Serra. E mais: não pagou contratados nem fornecedores (mesmo com recursos em caixa, deixados por Soliney); ignorou os aluguéis de prédios utilizados pela prefeitura; tirou a oportunidade dos coelhonetenses ao contratar pessoas de fora; impôs à população o pior atendimento possível nas secretarias e tem sido desumano quando não considera o clamor da população.
diretoaoassunto – Na sua visão, qual deveria ser o comportamento administrativo do prefeito Américo de Sousa?
Val – Primeiro de responsabilidade e de fidelidade para com o que ele sempre pregou. Durante os últimos 8 anos, diária e insistentemente ele estava na sua emissora de rádio criticando o prefeito, exigindo providências, se dizendo amigo dos contratados e tentando expor o ex-gestor ao desprezo público. Agora, que assumiu a prefeitura, ele pede tempo! Alega que o município não tem dinheiro, contrariando o que está divulgado no Portal da Transparência, pelo governo federal. Mas, como sabemos, o seu governo já recebeu muito dinheiro que não está sendo aplicado em benefício da população.
diretoaoassunto – O que você apontaria como sendo má gestão na área da educação?
Val – Pra início de conversa, o primeiro passo seria a reforma das escolas, coisa que ele não fez e, ainda por cima, sacrificou pais e alunos a percorrerem quilômetros de distância, para salas de aula que ele alugou de última hora, sem estrutura suficiente para receber as crianças. Nem a merenda escolar ele regularizou.  No interior, em muitos povoados, o ano letivo ainda nem começou. Ou seja, o prefeito se limitou a fazer caixa sem priorizar o direito constitucional das crianças que é a educação.
diretoaoassunto - Mas, essa questão da merenda escolar não já foi resolvida?
Val – Você que pensa! Tenho recebido diariamente reclamações de pais e alunos que, embora tardiamente tenha sido efetivada a compra da merenda escolar, são poucas as escolas que já receberam. Na escola Moacir Bacelar, com mais de 400 alunos, tem merenda, mas, só tem 60 pratos para servir a alimentação. Lá, é um esperando o outro terminar para merendar. Não dá tempo nem da merendeira lavar os pratos, porque o tempo do recreio é insuficiente.
diretoaoassunto – E na zona rural, a situação é a mesma?
Val – Na zona rural a situação é ainda mais dramática. As escolas não foram reformadas, faltam carteiras, professores, zeladoras e vigias. O transporte é ineficiente. Quando os ônibus não quebram, não chegam às escolas por falta de combustível. Isto depois do prefeito ter realizado licitação para o transporte escolar e o fornecimento de combustível. Quem quiser comprovar é só acompanhar o ônibus do “João Gordo”, que faz a linha Bom Lugar X Taboca dos Bois para comprovar o que estou dizendo.
diretoaoassunto – O que mais você destacaria como ausência do governo municipal?
Val – Na verdade está ausente em tudo! Na Assistência Social, por exemplo, as mães cadastradas no Bolsa Família reclamam da forma humilhante do atendimento. Agora, que estão precisando se recadastrar, essas pobres mães de família têm que enfrentar fila das 10 da noite às 8 da manhã, porque só são distribuídas 25 senhas por dia. Aquela que não consegue a senha é obrigada a passar outra noite ao relento. Agora, imagine quando vai acabar esse sofrimento, pois são mais de 9 mil famílias que recebem esse benefício em Coelho Neto?!
diretoaoassunto – Aonde vamos parar, então?
Val – Meu amigo, o povo tá desprotegido, à mercê de uma meia dúzia, despreparada e sem coração. Na Saúde o problema é muito maior. Já morreram mais gente nesses 90 dias do atual governo do que nos últimos 8 anos. Sem contar que até sapateiro estão contratando pra ser médico, como denunciou o vereador João Paulo (PMDB). Na UPA tá morrendo gente quase todo dia! Lá, até falso médico esse governo já contratou. Mas, também, com o salário que o prefeito quer pagar, só dá mesmo pra contratar sapateiro ou falso médico!
diretoaoassunto – Mas...
Val – Deixe eu concluir! No posto São Judas Tadeu, que registra a maior procura por atendimento, só tem uma garrafa d’água e um copo de extrato de tomate para as pessoas beberem. Um risco iminente de contaminação para os pacientes.
diretoaoassunto – O nosso portal tem acompanhado o sofrimento de muita gente devida a irregularidade no fornecimento de água. Você tomou conhecimento disso?
Vai – Água, Milton Vieira, é algo que não pode faltar nas nossas casas. O prefeito, que só bebe água mineral, parece que não tá nem aí para o sofrimento do povo. No Bairro Bela Vista, as famílias estão comprando água de carro-pipa. Os que não podem comprar, o Sr. Afonso Bastos tá mandando beberem água da chuva. Um desrespeito que pode se transformar em caso de polícia. No interior, o sistema do SAAE tá abandonado.
diretoaoassunto – O que fazer, então, diante de tanto problema?

Val – As pessoas precisam tomar coragem e denunciar no Ministério Público os desmandos dessa gestão. Eu me coloco aqui como pessoa de frente, para qualquer atitude nesse sentido... E, aí, Milton Vieira, pra finalizarmos, eu quero me solidarizar com os donos de terrenos no loteamento Bonsucesso. Quero afirmar para todos, que a solução do problema só depende da boa vontade do prefeito que aí estar. Muito obrigado.

2 comentários:

  1. Quem é vale oq ele fez por coelho neto até hoje, e agora quer ser o bonzinho cobra é fácil ele João teve chance de ser um bom politico ele fez alguma coisa me mostra q eu quero ver não estou defendendo ninguém pq não gosto de política mais era bom q todos olhasse para sua própria história para não julgar ninguém pq todos os politico são assim só ver erros dos outros

    ResponderExcluir