segunda-feira, 27 de março de 2017

Prefeitura agrava o sucateamento da Saúde mesmo com dinheiro em caixa

Parte do Centro de Imagem pode virar garagem para o SAMU
Desvio de finalidade dos recursos, atendimento desumano e modificação desnecessária no Centro de Imagem são algumas da denúncias da população
O portal diretoaoassunto recebeu denúncia de que a secretaria de saúde do governo Américo de Sousa (PT) estaria promovendo o agravamento da estrutura do sistema municipal ao promover modificações no Centro de Imagem, destinar equipamentos das UBS para setores da administração e manter sob sigilo o aumento de mais de 140 mil reais no teto da rede de urgência e emergência. 
(Foto: Internet): Secretária Cristiane 

Com relação ao Centro de Imagem, convém lembrar que trata-se de uma importante aquisição, construída dentro dos padrões técnicos exigidos pela ANS e equipada com recursos do tesouro municipal. O Centro, durante a gestão de Soliney Silva (PMDB) disponibilizava para a comunidade, de forma gratuita, exames de Tomografia, Mamografia, Ultrassonografia, Raio X, Vídeo Endoscopia, Eletroencefalograma, Eletrocardiograma, dentre outros. Agora, o governo petista alega que o Centro de Imagem não tem condições de funcionar cem por cento e que, por isto, resolveu utilizar metade do prédio com as instalações do SAMU. As denúncias dão conta de que equipamentos tipo Computadores, Armários, Centrais de Ar, Birôs, Mesas, Cadeiras, etc., avaliados em 500 mil reais, adquiridos e pagos na gestão do ex-prefeito Soliney Silva estariam sendo utilizados em outros setores quando, na verdade, deveriam ser destinados às Unidades Básicas de Saúde – UBS’s. 
Prefeito Américo de Sousa (desumano?)

Sobre o aumento do teto no valor do repasse para a rede de Urgência e Emergência, trata-se também de um projeto elaborado técnica e cientificamente pelo governo anterior e que já rendeu aos cofres do governo petista 596 mil, 491 reais e 68 centavos. Toda essa dinheirama deveria, portanto, ser aplicada no hospital Casa de Saúde e Maternidade, onde, pelo que se sabe, o atendimento é desumano. Consultada por telefone, a secretária Cristiane Bacelar confirmou que modificações estão, de fato, sendo feitas no prédio do Centro de Imagem. Segundo ela, a estrutura apresenta infiltrações na laje e que realmente parte do prédio será destinada ao SAMU. Confirmou o aumento no teto para a rede de urgência e emergência, afirmando que os valores são mesmo para o hospital Casa de Saúde e Maternidade. Sobre os equipamentos, disse que existem e foram destinados às UBS’s. A nossa profilaxia alcançou a informação de que a prefeitura, na área da saúde, já recebeu mais de 3 milhões e 900 mil reais do Fundo Nacional de Saúde.
Prefeitura já recebeu quase 4 milhões de reais do FNS

Esse dinheiro não é para ser aplicado na estrutura física, mas, na saúde da população. Para se ter uma ideia do quanto desumano está sendo o governo municipal para com os coelhonetenses, mais de 30 pacientes que precisam fazer hemodiálise semanalmente em Caxias e Teresina, através do programa Tratamento Fora do Domicílio – TFD, durante o governo anterior tinham garantidos o transporte climatizado e o recurso para alimentação, inclusive do acompanhante. No governo Américo de Sousa, esses pacientes reclamam do desconforto do transporte e do corte na verba de alimentação.
 
Jovem Igor: intervenção cirúrgica amadora
UPA!

Dentre as denúncias mais graves relacionadas ao atendimento de pacientes, está o caso do jovem Igor, vítima de acidente com motocicleta, na madrugada de sábado para domingo, na MA-123. Levado para a UPA, o paciente passou por uma intervenção cirúrgica na cabeça de forma amadora, sem assepsia, o que contraria os princípios médicos. A indignação das pessoas que precisam do sistema de saúde do município já beira ao ódio. A gestão pública municipal precisa ser mais solidária e deixar de engordar o caixa do governo à custa do sofrimento dos contribuintes. 

2 comentários:

  1. Luís, se tu não resolver...chama Januário e manda serrar

    ResponderExcluir

  2. Êta Brasil de 13 anos de Petismo! Poxa vida! Quanta picaretagem!

    O PT e seus Satélites se "acham".

    É vigarista dilma, é charlatão Lula, é puxa-saco Ciro Gomes!

    Esse Ciro é (bem disfarçado. Mas bem disfarçado mesmo, pois xinga até Lula...) É SATÉLITE do PT e do Petismo...

    Muito esquisito, esse sujeito... fique esperto.

    E quanto ao PT, é assim. Eis:
    PT sempre foi VIGARISTA. Charlatão.
    PETISTAS tem mau gosto FABULOSO!
    PT ADORA pichação (nas paredes das grandes cidades!). É brega, mesmo. 
No muro sempre do OUTRO.

    Chamam pixações arte. rsrs.

    E dizem que não há diferença entre GRAFITTE & PICHAÇÃO.

    São corroborados por professores doutores da USP, ditos ""intelectuais"".

    Os tais de inteliGENTINHOS.

    Todos USP! ¿¿É mole??

    Eh! Brasil!

    ResponderExcluir