quinta-feira, 11 de maio de 2017

O Autoritarismo é praticado pelo prefeito de Coelho Neto – MA

Atualizado às 07h3400 min
Por: Milton Vieira.
Prefeito Américo de Sousa (PT)
Em Coelho Neto, não é necessário ser sociólogo para perceber algumas das características do quão autoritário é o governo do petista Américo de Sousa: ausência de uma "mobilização política intensa ou extensa" e restrições sobre as massas (como táticas repressivas contra opositores) e um poder executivo "formalmente mal definido", ausente e instável.
O governo sempre tem negado despolitização nas demissões, no pagamento dos contratados, nas licitações e etc. Porém, a imensa maioria da população sabe que as atitudes do atual gestor se dá de forma vingativa e perseguidora. Principalmente vingativa porque, despreparado e sem planejamento, insiste em culpar o ex-prefeito Soliney Silva (PMDB) pelas desgraças impostas ao município. 




Ex-prefeito Soliney: de perseguido a culpado
Essa imposição, segundo Soliney, aconteceu de forma intensa nos dois últimos anos de sua administração, pelo governo do Estado, que tem à sua frente o comunista Flávio Dino (PC do B), do qual Américo é patente aliado.
Américo compele o povo à apatia quando promete e não cumpre. No caso das escolas municipais, interditadas pelo seu governo, sem criterioso laudo técnico e sob alegação de que em 90 dias estariam recuperadas, não passou de promessa vazia que tem rendido muitos constrangimentos à população estudantil e suas famílias.


Escolas municipais ainda sem reforma

Segundo o Banco do Brasil,  no período de 1º de janeiro a 10 de maio deste ano, a prefeitura de Coelho Neto já recebeu a bagatela de 26 milhões, 903 mil, 638 reais e 25 centavos. Isto, sem adicionarmos os valores repassados pelo Fundo Nacional de Saúde - FNS.
  
Adicionar legenda
Mesmo com tanto dinheiro, as reformas nunca foram iniciadas. Transporte escolar nunca foi disponibilizado, forçando pais e alunos da educação infantil da sede a caminharem até 6 quilômetros diários, na ida e volta às aulas. Facilmente se encontra mães e pais desses alunos que decidem ficar aguardando a saída de seus filhos, porque o horário das aulas é indefinido. No turno matutino, por exemplo, há dias que as aulas se encerram às 9 e dias que se encerram às 11 da manhã.
A cidade continua esburacada, a coleta de lixo ainda é ineficiente e a Saúde em permanente estado de coma.
Coleta de lixo ineficiente atrai animais e insetos

No tocante as licitações, houve visível desobediência à recomendação do Ministério Público, na pessoa da promotora Dra. Karini Viegas. Denúncias da falta de publicidade, transparência, legalidade, moralidade e impessoalidade nesses certames foram matérias constantes, veiculadas na imprensa local e nas redes sociais.
Há, ainda, o fato de que algumas empresas já teriam alugado imóveis na cidade muito antes de ganharem as concorrências. Fato que a Câmara de Vereadores e o MPE precisam esclarecer, vez que há enorme possibilidade de favorecimento e direcionamento dessas licitações do governo para as firmas ganhadoras.

Licitações impugnáveis
Alguns empresários do setor de Construção Civil comentaram que o prefeito Américo de Sousa, se quisesse realmente ajudar Coelho Neto quanto ao aproveitamento da mão de obra local, teria dividido a reforma das escolas em projetos individuais. Evidentemente, isso facilitaria o acesso das empresas do município nas licitações, se fosse o caso. Por outro lado, o aquecimento da economia local estaria garantido, vez que os recursos circulariam aqui mesmo.


Enquete realizada por um blog da cidade demonstra que a gestão petista, em apenas 120 dias, acumula mais de 80 por cento de rejeição.

Este é exatamente o tipo de crescimento que nenhum político sensato jamais gostaria de ter. A hora é agora, caso contrário...


Nenhum comentário:

Postar um comentário