quinta-feira, 18 de maio de 2017

Prefeitura de Coelho Neto (MA) tenta camuflar a iluminação pública


São quase 2 mil pontos de escuridão no município
Prefeito Américo de Sousa e o Secretário Orlando Azevedo

A prefeitura de Coelho Neto (MA), sob a gestão do prefeito Américo de Sousa (PT), tenta camuflar a iluminação pública do município, repondo lâmpadas em pontos que considera estratégicos, para evitar maior desgaste junto a população. 

A cidade é cortada por três grandes avenidas: José Silva, que dá acesso aos bairros Olhodaguinha, Mutirão, Parque Amazonas, Anil I e II e Quiabos; Coelho Neto, que dá acesso aos bairros Subestação, Bela Vista, Sarney I, S. Francisco, Sarney II e Bonsucesso; Avenida Santana, a menor das três, que dar acesso aos bairros Morada dos Astros, Santana, Conjunto da Caixa Econômica e Novo Bonsucesso. 

É exatamente nestas avenidas onde se concentra a tática da prefeitura de iluminar pontos estratégicos, de modo que o resultado seja a visão de que a cidade está iluminada. Porém, a população que habita os bairros da cidade convive com a dura realidade da escuridão e o consequente medo de trafegar à noite devido ao aumento da criminalidade associado à falta deste relevante benefício público. 

Ciente da insatisfação dos moradores, o portal diretoaoassunto fez um levantamento dessa situação no período noturno durante 12 dias. O resultado é o seguinte:

BAIRRO
Nº DE RUAS
PONTOS ÀS ESCURAS
Olhodaguinha
20
136
Parque Amazonas
18
97
Mutirão
17
83
Anil I e II
16
123
Quiabos/Boa Esperança
32
169
Subestação
11
53
Bela Vista
09
16
S. Francisco
07
26
Sarney I e II
29
208
Bonsucesso e Novo Bonsucesso
14
61
Conjunto da Caixa
05
06
Santana
27
112
Morada dos Astros
15
92

Localizamos mil, 182 pontos de total escuridão na cidade. Na zona rural a situação é ainda mais constrangedora. Confira o quadro abaixo:

ROTA
PONTOS ÀS ESCURAS
BELÁGUA, CARMO, BONFIM, ALTO BONITO, BOM LUGAR, TABOCA DOS BOIS, L. DOS CAVALOS e S. PEDRO

162
CARMO, CAJUEIRO, LAGOA SECA, BUENOS AIRES, MARINHEIRO, MONTE ALEGRE, CAMPO VERDE, GUARÁ e CRIMINOSA

103
BREJINHO, S. DOMINGOS e SANTANA VELHA
36
ITAPIREMA, PIMENTAS, CRUZ, VOLTA, CAFUNDÓ, BARRO VERMELHO, POSSE I e II e VILA NOVA

192
OLHO D’ÁGUA GRANDE I e II, BAIXA FRIA, COCAL, S. JOSÉ DOS TELES I e II, SANTA MARIA I e II

202
CENTRO DO AÇUDE, CURUPATI, MULATAS, GUABIRABA, UNHA DE GATO, LAGOA DO MATO, BANANALZINHO, CANTINHO e SOBRADO

98


Mesmo enfrentando o difícil acesso, localizamos 793 pontos em total escuridão na zona rural. Nas zonas urbana e rural são mil, 975 pontos. A população reclama a ausência da prefeitura, pois, dos 5 mil, 492 pontos de luz existentes na cidade e no interior, 35,9 por cento precisam de manutenção. 


Foto: Internet
O negrume atinge em cheio a administração petista, vez que esta situação ultrapassou o período chuvoso sem solução efetiva. A chegada da nossa equipe em alguns povoados chamou a atenção de moradores na expectativa de seria a prefeitura a responsável por este levantamento. 

Nós procuramos saber do secretário de infraestrutura, Orlando Azevedo, se algum levantamento neste sentido foi realizado pela prefeitura e se existe, de fato, um plano de ação voltado para este serviço. O secretário não foi localizado e nem retornou nossas ligações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário