segunda-feira, 15 de maio de 2017

Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão completa 50 anos

Foto: Internet

História 
A instituição Ministério Público surgiu no Brasil no Código de Processo Criminal de 1832. De lá para cá, nestes 185 anos, sofreu grandes alterações, e hoje está situado na seção I do capítulo IV da Constituição Federal, e nas seguintes leis: Lei 8625/1993; Lei Complementar Federal 75/1993 e Lei Complementar 734/1993, do Estado de São Paulo.

O artigo 127 da nossa atual Constituição caracteriza este órgão como sendo instituição permanente, com as funções de defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

É importante salientar que o Ministério Público exerce suas funções tanto no campo penal, quanto no campo civil. O artigo 129 elenca algumas funções deste órgão: promover a ação penal pública; zelar pelo respeito aos Poderes Públicos e dos serviços relevantes aos direitos constitucionais; promover o inquérito civil e a ação civil pública; promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e Estados; defender judicialmente os direitos e interesses da população indígena; etc.

Comemoração
No Maranhão o MPE tem uma história de conquistas construída pelos seus procuradores e servidores em 50 anos de existência.
Foto: (Internet) PGJ/MA Rodrigo Maia

O procurador geral do Estado do Maranhão, Rodrigo Maia, é o homenageado durante a solenidade de celebração dos 50 anos da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão (PGJ). Ele receberá o Diploma de Honra ao Mérito, homenagem prestada a todos aqueles que, de alguma forma, contribuíram com os trabalhos da PGJ.

A cerimônia teve às 08h00min desta segunda-feira, 15, com hasteamento de bandeiras e cântico dos hinos, seguida da inauguração da galeria do Ministério Público, apresentação de vídeo e lançamento do selo de 50 anos da PGJ. Logo após serão feitas as homenagens.
Autoridades e instituições parceiras serão as homenageadas com a entrega de placas alusivas ao cinquentenário da criação do cargo de Procurador Geral de Justiça.

Fonte: Agência de Notícias do Maranhão
Referências Bibliográficas:
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 12.ed.São Paulo: Atlas, 2002.



Nenhum comentário:

Postar um comentário