sábado, 13 de maio de 2017

"Vão-se os anéis, que fiquem os dedos!"

Clientelismo: Ida de Jademil Gedeon para o governo pode acentuar o desgaste do prefeito de Coelho Neto - MA, Américo de Sousa (PT).
Foto: Blog do João Osório (Arquivo)
O prefeito de Coelho Neto - MA,  Américo de Sousa (PT) resolveu praticar o que existe de mais arcaico e deletério na política: o clientelismo que, aliás,  é a alma, o corpo, o tudo e o nada do Partido dos Trabalhadores.

Para constar, o clientelismo era um subsistema de relação política com uma pessoa recebendo de outra a proteção em troca do apoio político. Esse tipo de relação é o que está acontecendo em Coelho Neto entre o governo petista e alguns infiéis do PMDB local, comandado pelo ex-prefeito Waltenir Lopes. Aliás, a relação entre PT e PMDB se esfacelou porque conflituosa e pautada na desconfiança e no engodo. 

Todavia, o destaque dessa relação é a suposta ida do peemedebista Jademil Gedeon para o governo petista onde, a princípio, segundo os comentários, administraria o SAAE.

Jademil Gedeon foi o segundo colocado na corrida rumo à prefeitura nas eleições de 2016. A decisão de JG não teria sido do agrado dos mais de 8 mil eleitores que lhe confiaram o voto naquele pleito. O comando do PMDB no município sustenta que nada tem a ver com a decisão do ex-candidato. Para todos os efeitos, Jademil ainda é filiado ao partido e, segundo fontes, nenhum pedido de desfiliação deste foi encaminhado ainda. 

O que se questiona nas rodas de debates políticos são os motivos que supostamente levaram Jademil a aceitar o convite do petista Américo de Sousa. Por ventura, seria falta de espaço político no PMDB?  Dificuldade financeira? Isolamento político ou a desistência do sonho de ser prefeito de Coelho Neto? A verdade é que os políticos de destaque do PMDB estão simultaneamente cometendo o que se chama de infidelidade partidária. Começou pelos vereadores, eleitos em 2016.

Quem ganha e quem perde?

Na opinião de lideranças locais, Américo não estaria ganhando nenhum dividendo político com as adesões de peemedebistas. No caso da ida de Jademil Gedeon, salientam que a decrescente popularidade do governo pode se agravar ainda mais, pois, não veem sentido numa relação de confiança entre o candidato do ex-prefeito Soliney Silva e o prefeito Américo de Sousa. 

Desde que assumiu a prefeitura, o petista, que antes alardeava um Coelho Neto nadando em dinheiro, vem culpando insistentemente o ex-prefeito pelo emperramento da máquina pública, inclusive no SAAE onde, segundo os comentários, estaria pretendendo empossar Jademil Gedeon. Lembrando que durante o governo de Soliney Silva, Jademil foi quem comandou o SAAE. Outros, porém, comentam que JG vai para o esporte, onde Américo pretenderia neutraliza-lo politicamente.

Tranquilidade


Enquanto isso, o clima no PMDB é de tranquilidade. Seus líderes apenas acompanham os acontecimentos. Basicamente estão seguindo o que dizia minha avó: “Vão-se os anéis, que fiquem os dedos”!   

Um comentário: