quinta-feira, 1 de junho de 2017

EMBRIAGADO PELO PODER, PREFEITO DE COELHO NETO (MA) IGNORA A TRANSPARÊNCIA


Atualizado em 02/06/2017, às14:16h
Por: Milton Vieira de Araújo

Foto: Reprodução

O prefeito Américo de Sousa (PT) anda mesmo embriagado pelo poder. Achando-se o “Rei da cocada preta” faz e desfaz ao seu modo.

São muitas as decisões resultantes da sua euforia, dosadas de despotismo, interesse e abuso de poder.

Uma dessas decisões está na reforma das escolas Leozinho Sabido, Benedito Duarte, José Barreto, José Sarney e José Silva.

O desmantelo começou na licitação, conforme edital 01/2017, contestada através de Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia de Policia do município, por um empresário que se dizia prejudicado pela falta de transparência, publicidade e isonomia do certame.


Foto: Arquivo

A suspeita de que o prefeito Américo teria interesse no resultado da licitação aos poucos parece se confirmar. Informações enviadas a este portal dão conta de que a empresa COTRAL – Construções eTransportes Maranhão Ltda – EPP e a  Construtora HN Ltda pertencem à mesma família. As duas ganharam as licitações para a reforma das escolas e contratação de máquinas pesadas e para a reforma do SAMU, respectivamente. Na COTRAL se apresentam como sócios Pedro Custódio de Oliveira Filho e Eduardo Pedro Costa de Oliveira; na HN são Juliana Costa de Oliveira e Eriki Dionatan Irineu Carneiro.

Apesar da coincidência dos sobrenomes, isto não prova o interesse que eventualmente possa existir por trás das licitações, mas levanta suspeitas suficientes para uma investigação.

Agora, o que se verifica são irregularidades e a falta de transparência na execução dessas obras. Sabe-se apenas que a prefeitura vai gastar mais de R$ 5,5 milhões.  

Foto: Arquivo
As obras de reforma das escolas, por exemplo, deveriam ter começado simultaneamente. Mas, não é isto o que se observa. O serviço está sendo feito apenas na escola Leozinho Sabido e, mesmo assim, sem as devidas placas de identificação.

As placas são importantes e exigidas por Lei, para que a população saiba quem está executando e quanto dinheiro está sendo gasto nessas obras. Do jeito que está, a reforma das escolas é clandestina e, portanto, ilegal.

Não obstante, o Tribunal de Contas do Estado- TCE reprovou a transparência da gestão do prefeito Américo de Sousa, nos 11 quesitos avaliados.


Foto: Blog do Samuel Bastos


Mesmo estas “coisas” acontecendo debaixo dos olhos da Procuradoria do município, Câmara de Vereadores, CREA e do MPE, o prefeito continua atropelando as leis sem que nenhum desses órgãos tenha ainda apresentado qualquer disposição em contrário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário