segunda-feira, 23 de outubro de 2017

TRÂNSITO FAZ MAIS UMA VÍTIMA EM COELHO NETO

Ausência do município: Paciente morreu em Caxias enquanto aguardava vaga para cirurgia. Esse fato ajuda a comprovar que além de médicos, remédio e equipamentos faltam solidariedade e vontade política. Tudo isso acontecendo debaixo dos olhos do governo federal que mandou equipe de técnicos para vistoriar o sistema de saúde de Coelho Neto - MA.  
Foto: Reprodução.
Morreu na madrugada de hoje, 23, na UPA de Caxias, Ednaldo da Costa, 32. Ele sofreu um acidente de moto no último fim de semana, na Av. Antonio Guimarães, nas proximidades do hospital Casa de Saúde.

Ednaldo foi transferido às pressas para Caxias. Ele morreu enquanto aguardava por uma vaga nos hospitais de Timon ou Presidente Dutra, onde deveria ser submetido a uma cirurgia.

O seu corpo já foi levado em uma viatura da Polícia Militar de Caxias para Timon onde passará por exames.

Informações dão conta que o vice-prefeito Antonio Pires/PCdoB estaria dando assistência, mandando, inclusive o carro da funerária para pegar o corpo. Porém, no dia do acidente, ele só teria liberado seu veículo para levar os familiares de Ednaldo a Caxias, mediante o pagamento de R$ 90,00.

O velório e o sepultamento de Ednaldo vão acontecer no povoado Buenos Aires, onde residia.

População desassistida 

Em Coelho Neto ninguém pode mais contar com um sistema de saúde eficiente. Para a gestão petista, solidariedade e compromisso são sentimentos que não existem em seus vocabulários.
Foto: Reprodução
Especificamente, no caso de Coelho Neto, as pessoas são consideradas apenas mais um problema para a administração pública.

A secretária da saúde, Olímpia Delgado, visivelmente presa às imposições do prefeito, não se apresenta para minimizar a dor das milhares de pessoas que procuram atendimento diário nas unidades de saúde do município. O caso de Ednaldo é apenas mais um dentre tantas vítimas desse sistema, que morreram à míngua, à espera de atendimento eficaz.

É forçoso dizer, mas, é como se a vida de gente simples não valesse nada!

Fiscalização
Foto (Reprodução) Equipe PMAQ
Técnicos do PMAQ (Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica), que é o programa de valorização dos servidores da Saúde com o objetivo de estimular e valorizar o profissional de saúde que atue em equipes multiprofissionais no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família, estão em Coelho Neto, desde o dia 18 de outubro, para procederem vistoria nas unidades de Saúde do município.

Segundo informações de funcionários das UBS, tudo foi maquiado para impressionar os técnicos: Agente de Saúde foi transformado em gari para limpar o pátio externo do PS Quiabos; crachás de identificação foram expedidos aos funcionários e medicamentos e equipamentos que nunca existiram nesses PS's agora aparecerem. Isto sem contar que a estadia dos técnicos está sendo custeada pelo município. 

Outras informações dão conta de que o mesmo procedimento de maquiagem será adotado na zona rural. Bom seria se a população desassistida fosse consultada pelos técnicos do PMAQ sobre os problemas da saúde. Sem isso, não dá pra acreditar na "fiscalização". 

Mais um problema para o MPE resolver. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário