terça-feira, 20 de agosto de 2019

MA: ADRIANA SOUSA É CANDIDATA AO CONSELHO TUTELAR DE COELHO NETO


Focada nas atribuições do Conselho Tutelar, comunicativa e de caráter ilibado, Adriana arregimenta apoios à sua candidatura.


FOTO: Reprodução
Epitome 

O Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA abrolhou em 1990, há exatos 29 anos. Essa Lei tem um histórico importantíssimo de conquistas e relevantes reconhecimentos.

A partir do ECA, crianças e adolescentes passaram a ser vistos como pequenos cidadãos de direitos em integral etapa de desenvolvimento.

Segundo Gabriela Rodrigues (PROMENINO), trabalhar na infância pode trazer graves consequências físicas e psicológicas. O artigo 60 é claro ao dizer: “É proibido qualquer trabalho a menores de dezesseis anos de idade, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos”.

Segundo o IBGE 3,3 milhões de crianças e adolescentes estão em situação de trabalho no Brasil.

Isto é apenas uma das problemáticas envolvendo o ser humano infantil e que tem exigido dos Conselhos Tutelares atuarem em qualquer violação de direito, aplicando medidas protetivas, tais como: encaminhamento à escola, a programas de orientação e acompanhamento dentre outras.


No dia 6 de outubro deste ano vão acontecer as eleições para escolha dos conselheiros tutelares em todo o país.

Conforme o Art. 133 do ECA, “Para a candidatura a membro do Conselho Tutelar, serão exigidos os seguintes requisitos:

·         Reconhecida idoneidade moral;
·         Idade superior a vinte e um anos;
·         Residir no município.

O processo de escolha deve ser conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com o apoio técnico da Justiça Eleitoral.

Em cada Município e em cada Região Administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo, 1 (um) Conselho Tutelar como órgão integrante da administração pública local, composto de 5 (cinco) membros, escolhidos pela população local para mandato de 4 (quatro) anos, permitida 1 (uma) recondução, mediante novo processo de escolha.

Em Coelho Neto, 16 candidatos (as) concorrem as 5 vagas. Eram 17 candidatas, mas houve uma desistência. O imprescindível é buscar conselheiros tutelares com um perfil adequado: vocação para a causa pública, disponibilidade e disposição para o trabalho e experiência mínima no trabalho de atenção a crianças e adolescentes.

Nesse mister, o blog faz aqui, gratuitamente, uma referência e ao mesmo tempo uma indicação ao nome da candidata Adriana Sousa, igualmente merecedora do posto, concorrendo com o número 8.
FOTO: Adriana Sousa  e amigas: a campanha tá só começando.

Trata-se de uma candidata focada nas atribuições do Conselho Tutelar, comunicativa e de caráter ilibado. Pessoas de vários segmentos da sociedade já declararam apoio à sua candidatura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário