quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Corrupção e Impunidade

Estúdio da Meio Norte FM - Coelho Neto - MA

CORRUPÇÃO
Ao afirmarmos: "é preciso passar o Brasil a limpo!" esquecemos quase sempre que a frase generaliza esse "passar a limpo". Penso que, passar o Brasil a limpo é começar pela célula vital desse organismo chamada Unidade da Federação. Afinal, as classes mais afetadas pela corrupção e pela ingerência de alguns políticos moram nos municípios. A corrupção afeta diretamente o bem-estar dos cidadãos quando diminui os investimentos públicos na saúde, educação, infraestrutura, segurança, habitação, entre outros direitos essenciais à vida. A corrupção fere criminalmente a Constituição quando amplia a exclusão social e a desigualdade econômica. Na prática, a corrupção ocorre por meio de desvio de recursos dos orçamentos públicos para financiar campanhas eleitorais, corromper funcionários públicos, ou mesmo para contas bancárias pessoais no Brasil ou no Exterior.

IMPUNIDADE
Um dos principais problemas que dificultam o combate à corrupção é a cultura de impunidade ainda vigente no país, apontada inclusive pelo Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais da ONU, em maio de 2009. A justiça é morosa, e aqueles que podem pagar bons advogados dificilmente passam muito tempo na cadeia ou mesmo são punidos. Além disso, o fato de os políticos gozarem de direitos como o foro privilegiado e serem julgados de maneira diferente da do cidadão comum, também contribui para a impunidade. 

Defensores do foro privilegiado alegam que sua extinção poderia tornar ainda mais morosa a tramitação de processos judiciais contra autoridades, e influências políticas de todo tipo sobre juízes de primeira instância. Segundo Cláudio Weber Abramo, da ONG Transparência Brasil (foto) que classifica o judiciário brasileiro como o "pior do mundo", a Ação Penal 470 (mais conhecida como "Mensalão") poderia levar até 60 anos para chegar à decisão final se os réus interpusessem todos os recursos possíveis previstos pela legislação.
Desamparado, o povo, só tem um instrumento capaz de intimidar os corruptos e amenizar a  vergonha causada pela impunidade: o voto! Escolher bem os representantes do povo deve ser o compromisso desta geração, se quisermos realmente legar à  posteridade um Brasil de homens e mulheres honestos e verdadeiramente desenvolvido. Essa nova oportunidade está chegando!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário