quinta-feira, 12 de julho de 2018

PREFEITURA DE DUQUE BACELAR (MA) TRIPLICA AÇÕES DE APOIO À AGRICULTURA FAMILIAR

Campos Agrícolas que fazem a diferença em Duque Bacelar

Parceria com o governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, está revolucionando a produção rural daquele município.
.
São vários os segmentos produtivos que definem a produção rural. Porém, nesta matéria, vamos falar das ações que a prefeitura vem desenvolvendo, em parceria com o governo do Estado, e que mais chamaram à atenção deste portal. 

Não seria nenhum exagero afirmar que essas ações estão germinando esperança, novos projetos e renda aos agricultores familiares de Duque Bacelar. “Aliado à Educação, um dos pilares para a transformação de Duque Bacelar é a produção. Somente desta forma, vamos conseguir transformar os pequenos produtores em grandes e, com isso, diminuir a importação de alimentos”, disse Jorge Oliveira demonstrando grande satisfação.

Recursos Humanos:
Agrônoma orienta agricultor
Uma das primeiras preocupações do prefeito Jorge Oliveira – PcdoB foi montar uma secretaria que pudesse atender às exigências do seu plano de ação nessa área. 

Para tanto, convidou o ex-vereador Toinho da Gracinha para secretário e os ex-vereadores Evaldo (secretário adjunto), Deusaniro e Valdeir Costa (agentes administrativos rurais), a engenheira agrônoma Grace Kelly(INAGRO), o técnico agrícola André Ricardo (AGERP) e para Diretor de Meio Ambiente Toinho do PT.


Tecnologia:

Com recursos próprios, a prefeitura levou energia elétrica para 12 famílias de pequenos agricultores do povoado Boqueirão. Após isso, o prefeito Jorge Oliveira foi à presença do governador Flávio Dino e do então secretário de Estado da Agricultura Adelmo Soares, o que resultou na implantação de campos agrícolas e distribuição de kits de irrigação.

Somente no preparo da terra já se somam mais de 1.500 horas de máquinas trabalhadas em campos agrícolas de 14 comunidades. Logicamente que a aquisição de uma patrulha agrícola, que inclui trator, arado, carreta, roçadeira e motocicleta, facilitou a realização desse trabalho em tempo recorde.

A distribuição de forrageiras foi outra aliada importante do produtor rural do município.

Desde o início do atual governo, a Secretaria de Agricultura já distribuiu, até maio deste ano, 16 toneladas de sementes de feijão, milho e arroz. O próprio governo municipal se organiza para ser um cliente em potencial dos pequenos agricultores. Em breve parte da produção agrícola-familiar irá suprir as necessidades da prefeitura e da comunidade. “A implantação do Cadeia Produtiva, através de convênio com o governo estadual, vai transformar para melhor a vida do campo e de toda a comunidade bacelarenses”, afirmou o secretário da pasta Toinho da Gracinha.

Construção de tanques para a piscicultura e irrigação:


Desde o início da gestão Jorge Oliveira já foram construídos 165 tanques. A obra está garantindo a produção de peixes e água para a produção agrícola durante o período da estiagem. Isto significa alimento orgânico, de qualidade, na mesa dos bacelarenses.



Nenhum comentário:

Postar um comentário