segunda-feira, 17 de agosto de 2020

DUQUE BACELAR - MA: A LEI DO RETORNO


Não recordo mais o ano em que conheci Flávio  Furtado. Procurei exaustivamente encontrar esse registro no arquivo vasto do meu cérebro, mas, debalde.

Nessa época, ele era um jovem idealista, obsessivo e muito apaixonado por política. Embora dedicado, era uma pessoa comum, sem ouro, sem prata mas, bastante focado em chegar à prefeitura.

Passei a ser uma espécie de assessor dele, e lançamos um projeto de popularização do seu nome. Nesse projeto, o maior destaque foi a festa das Mães, com a participação de empresários e amigos de Duque Bacelar e região. 

Veio o pleito de 2008. Flávio, sempre dedicado em derrotar Chico Burlamaqui, seu então desafeto político, fazia o que sua lábia, sua condição financeira e sua língua afiada permitiam.

Outro fato bastante evidente foi que, ganhar a prefeitura passou a ser, para o clã Furtado, a salvação de tudo!

Não foi nada fácil! Durante a queda de braço para se saber quem sairia vencedor, Flávio foi intenso. E no meio da batalha, com todos recursos esgotados, a estratégia iniciada, lá atrás, o elegeu!

A partir dali começou a se revelar um outro Flávio. Vaidoso, ora tenaz, ora sagaz e impiedoso com seus adversários. 

Mesmo enfrentando uma oposição ferrenha e denúncias de nepotismo e malversação de recursos, ele chegou ao segundo mandato em 2012. 

Passou a trabalhar um salto maior. Ao mesmo tempo em que estreitava amizade com Jorge Oliveira, espreitava lançar o irmão Cláudio Furtado à Câmara dos deputados.

Não elegeu o irmão, mas conseguiu convencer o resistente Jorge Oliveira para ser o candidato da situação em 2016. O objetivo seria eleger um candidato, gastando o mínimo possível, para ter um amigo no poder que pudesse lhe salvar a pele no momento propício e lhe devolver a prefeitura quatro anos depois. 

Tudo estava correndo para esse fim, mas, a vaidade ou a abstinência pelo poder o fizeram ser precipitado demais! Pensou, talvez, que, para garantir candidatura única, pudesse unir Oposição e Situação no mesmo palanque. Focado nisso, passou a namorar Chico Burlamaqui por "debaixo dos panos".

Depois de ter as suas contas aprovadas pela bancada da situação, o dissimulado Flávio procura o prefeito para anunciar - isto mesmo - anunciar que já havia escolhido o vereador Raimudinho/MDB para ser seu vice, mas, que continuava contando com o apoio deste.

Nada pretensioso (risos).

A esdrúxula aliança entre Flávio Furtado & Chico Burlamaqui é um dos assuntos mais comentados nos quatro cantos do município. Na maioria das vezes, à boca-solta; noutras, entre murmúrios.

Será isso a indicação de um fim trágico de carreira para Flávio? Caso isto se efetive, não teria ele algo mais trágico do que morrer nos braços do inimigo.

Seu erro maior, talvez, tenha sido a pressa em anunciar esse seu rompimento. Isso deu tempo para o grupo da situação se organizar e lançar, como de fato lançou, Luís Sousa como seu pré-candidato a prefeito.

Resta saber se Flávio Furtado vai se adaptar às mudanças ou à má sorte que ele mesmo se impôs. 



 

2 comentários: