quinta-feira, 10 de maio de 2012

TOCHA OLÍMPICA É ACESA NA GRÉCIA


Do: Portal Correio da Paraíba.
Tocha olímpica é acesa na Grécia e começa peregrinação até Londres
Olímpia Antiga (Grécia) — A tocha olímpica dos Jogos de Londres foi acesa nesta quinta-feira no lugar de nascimento das Olimpíadas na antiguidade. A cerimônia em que a chama se acende marca o início do período olímpico e da viagem da tocha, que culminará com a cerimônia de abertura, dia 27 de julho, na capital inglesa.
A atriz grega Ino Menegaki, vestida como uma sacerdotisa manteve-se em pé diante do Templo de Hera, que data de 2.600 anos atrás, e depois de invocar Apolo, o deus grego, usou um espelho para direcionar os raios do sol e acender a tocha.
A tocha triangular está desenhada de maneira a destacar o fato de Londres sediar agora em 2012, pela terceira vez, as Olimpíadas. As outras foram em 1908 e 1948.
Após a cerimônia, com uma coreografia bem executada, a sacerdotisa entregou a chama olímpica ao primeiro atleta a carregar a tocha em seu destino até a abertura, em Londres. Foi o nadador grego Spyros Gianniotis, de 32 anos, ganhador de uma medalha de prata. Nascido em Liverpool e filho de pai grego e mãe britânica, Gianniotis encabeça a lista de 490 pessoas que conduzirão a tocha por 2.896 quilômetros em território grego até que ela seja entregue aos organizadores dos Jogos de Londres. A passagem da tocha será no dia 27 de maio, em Atenas.
Das mãos de Gianniotis a tocha passou para Alex Loukos, de 19 anos, outro descendente de pai grego e mãe britânica, criado no distrito de Newham, no Leste de Londres, bem perto de onde foi construído o Parque Olímpico.
- É uma honra incrível ser portador da tocha, especialmente carregando a chama em Olímpia e representando a cidade de Londres - disse Loukos, testemunha da “reconstrução do meu local de residência”, no Leste da capital inglesa, segundo ele mesmo definiu.
Da Grécia, a chama olímpica viajará à Grã-Bretanha para um percurso de outros 12.874km através do Reino Unido, numa viagem que durará 70 dias. Diferente do que acontecia até as Olimpíadas passadas, quando a tocha era conduzida por diversos lugares do mundo, desta vez ela só sairá do Reino Unido uma única vez, para passar pela Irlanda no dia 6 de junho.
Do O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário