terça-feira, 11 de agosto de 2015

Falando de Educaçãono Dia do Estudnte

FALANDO DE EDUCAÇÃO NO DIA DO ESTUDANTE
 O dia do estudante é comemorado, no Brasil, no dia.11 de Agosto. A data foi criada em 1827, em homenagem à fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, em 11 de agosto de 1827, por D. Pedro I A data de hoje nos remete a uma reflexão sobre a educação brasileira nos dias atuais. Aliás, muito pouco mudou e quase nada vai mudar se a educação pública brasileira continuar relegada a segundo plano. Concordo plenamente com Priscila Cruz, do Movimento Todos Pela Educação, quando afirma que o ensino público brasileiro está de recuperação. E não seria pra menos!  Dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) indicam que 70% dos alunos das séries avaliadas (quinto e nono anos do ensino fundamental e terceiro do ensino médio) não atingiram níveis de aprendizado considerados adequados em língua portuguesa e matemática. Isto significa que ainda temos um déficit educacional muito grande. Ou seja, o aluno está na escola, mas não aprende!

Celso Antunes: Educador
 Certa vez, ao entrevistar o renomado educador Celso Antunes sobre a necessidade de adoção de novas práticas pedagógicas, ele foi enfático ao chamar a atenção para a qualificação dos profissionais e ao afirmar que a educação brasileira é um grande mosaico, onde a peça central é o docente: um professor qualificado gera qualidade de aprendizagem, que por sua vez gera qualidade na educação. Selecionar os melhores profissionais e investir na formação deles provou-se ser uma prática tão eficaz que está no topo das principais lições a serem aprendidas a partir de exemplos bem-sucedidos de modelos educacionais do mundo. Nesse aspecto, Priscila Cruz acertou na mosca ao afirmar: “Professores, gestores, investimento. Essas são apenas algumas das peças que devem construir o grande mosaico da educação no Brasil”.

 
Alunos da Rede Municipal de Educação

 Coelho Neto -  A Secretaria Municipal de Educação e Cultura iniciou na manhã deste dia 11 a Programação da Semana do Estudante. Houve passeata pelo centro da cidade com a participação de alunos das escolas da rede municipal. Durante esta semana a Secretaria de Esportes e Lazer vai realizar várias competições esportivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário