terça-feira, 4 de dezembro de 2018

ELEIÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE C. NETO - MA: ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ FOGO!

Foto: Reprodução
Resistência à reeleição de Osmar Aguiar pode estar ligada a interesses pessoais da parte de alguns vereadores.

O momento é de transição política. A tônica é a eleição da Mesa Diretora das Câmaras municipais, afinal, a representação popular pesa sobremaneira nos vereadores por estarem mais próximos do povo. 

Em Coelho Neto, os bastidores do Legislativo fervilha. Informações ainda tímidas não externam o grau da temperatura provocada pela resistência à provável reeleição de Osmar Aguiar para a presidência.

Evidentemente, a candidatura de Osmar se respalda na fidelidade ao governo do prefeito Américo de Sousa, no corporativismo para com os demais edis e no trabalho de reconhecimento e valorização de  classes, como é o caso dos profissionais da educação, homenageados solenemente, no dia do professor desde que ele assumiu a presidência da casa e, igualmente, dos ex-presidentes da Casa.

Do ponto de vista da governabilidade, o nome de Osmar é o mais indicado para permanecer na presidência. O problema é que, para alguns vereadores, Osmar pode significar um empecilho nas eleições municipais de 2020.  Logicamente, a sua fidelidade ao governo e a inabalável amizade para com o prefeito Américo seria o pivô da suposta rejeição.

Para os que defendem a candidatura de Osmar, são muitos os elogios. Ele seria um gestor zeloso pela harmonia entre os poderes  municipais e solidário aos colegas de parlamento. Além do mais, Osmar teria feito investimentos importantes no aparelhamento da Câmara, proporcionando, com isso, melhores condições de trabalho aos vereadores e funcionários.

Chegou ao conhecimento do blog que Osmar pretende, caso seja reconduzido à presidência, fazer  ampla reforma e ampliação no prédio da Casa, tendo, inclusive, empenhado os recursos superiores a R$ 60.000,00.

Contudo, a sensatez estaria sendo colocada de lado para dar lugar aos interesses pessoais de uma minoria que, talvez, não tendo como justificar uma candidatura nas próximas eleições, vê na disputa pela Mesa Diretora uma oportunidade de se agarrar nas hostes do parlamento para se reelegerem. Quanta pretensão!

Por outro lado, o executivo estaria acompanhando as articulações bastante atento à variação da temperatura e ligado nos que se apresentam apenas para atrapalhar o processo, tirar proveito pessoal ou contrariar os planos para a próxima legislatura.

Certo é que a eleição acontecerá ainda na primeira quinzena deste mês, tendo Osmar Aguiar como candidato. Resta saber se o bom senso vai prevalecer.

Estamos de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário