quinta-feira, 11 de julho de 2019

MA: COELHO NETO E A DIFÍCIL TAREFA DA OPOSIÇÃO

FOTO: Blog do Samuel Bastos

O esfacelamento de lideranças políticas do município se deu pelo desgaste natural dos sucessivos mandatos e pela atuante oposição liderada pelo agora prefeito Américo de Sousa/PT.

Ligado no seu projeto político de chegar à prefeitura, mesmo em longo prazo, Américo de Sousa se manteve atento aos acontecimentos e bastante vigilante aos passos dos seus adversários, a ponto colocá-los em seu palanque por sucessivas ocasiões, fazendo-os engolir tudo o que falaram dele nas campanhas eleitorais e, com isto, fazendo valer o que dissera deles nas suas averbações. 

FOTO: Reprodução
FOTO: Reprodução
FOTO: Reprodução
Com isto, a oposição se resumiu em alguns membros da imprensa e outro tanto de pretensos candidatos ao Legislativo e Executivo.

Agora, os “veteranos” se mantêm longe dos holofotes, alguns impedidos pela Lei da Ficha Limpa, outros visados pela justiça eleitoral e, no meu entender, todos com medo de “mostrar a cara” para não sucumbirem antes do tempo.

Os novatos, sem líderes, se tornaram líderes de si mesmos. 

Enquanto isso, o prefeito Américo vai materializando cada detalhe que possa garantir a sua reeleição. O fato mais recente ficou por conta da ampliação do número de filiações ao Partido dos Trabalhadores, fato que destacou a sigla como a mais organizada no município.

Aliança Oposicionista:

Com o cenário encoberto por incertezas, alguns nomes da oposição falam em aliança, união ou coisa que o valha. Porém, se tem algo que eu não consigo acreditar (só mesmo vendo), é na união entre pessoas politicamente egoístas.

Outro obstáculo da Oposição é que nenhum dos seus líderes mantém uma “conduta de candidato”. Há também os que só são simpáticos apenas no período eleitoral. Eles também somente se importam em ouvir o povo nestes períodos, ao invés de estar sempre dispostos em atender à população ou falar por ela cotidianamente.

A saída

FOTO: Reprodução
Na campanha eleitoral que se avizinha derrotar Américo de Sousa somente será possível se a oposição for capaz de construir um projeto político com um nome confiável perante os políticos, que tenha forte ligação como povo, passado limpo, estrutura financeira necessária, além do apoio de lideranças estaduais e federais. Pelo menos numa coisa a oposição é unânime: Sem união, Américo de Sousa será reeleito indiscutivelmente.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário