segunda-feira, 5 de julho de 2021

MA: INCHAÇO NA PAUTA TORNA SESSÃO DA CÂMARA ENFADONHA E IMPRODUTIVA EM DUQUE BACELAR


Diante de tantos problemas causados por uma gestão desastrada, até a Mesa Diretora da Câmara demonstra equívocos na condução dos seus trabalhos.

Prova disso é que convidou para a sessão ordinária da última sexta-feira, 02, duas secretarias, com pautas igualmente importantes: a de Saúde, para falar das ações em plena pandemia, e a do Meio Ambiente, visto que constava na Ordem do Dia a discussão e apreciação do Código do Meio Ambiente.

Essa barbeiragem, além de estender superlativamente a sessão, prejudicou demais o progresso dos trabalhos.

Isto foi basicamente o repúdio da bancada Oposicionista, o que deu lugar à participação do vereador José Júnior/PCdoB, sempre atento, o qual, com maestria parlamentar, mais uma vez, foi o destaque da sessão.



Saúde

Rodeada de assessores, a secretária interina Nataly Araújo (em Duque tem a secretária que recebe o salário e outra que responde pela pasta), se limitou tecnicamente a uma prestação de contas, para desconsiderar os reclamos da população sobre o que considera péssimo atendimento.

Em seu pronunciamento, José Júnior criticou o atropelo da pauta, que não permitiu a discussão sobre a aplicação dos recursos, o combate à pandemia, funcionamento dos programas e o que chamou de péssimo funcionamento do Hospital Presidente Medici.

Sobre o HPM, lembrou que foi durante o governo de Chico Carnaúba que aquela unidade de saúde teve seu momento ímpar, quando realizava intervenções cirúrgicas, tendo como protagonista o renomado médico Dr. Sampaio (in memoriam).


O parlamentar isentou os profissionais da saúde de qualquer culpa, responsabilizando o governo municipal pelos resultados desumanos do setor. "Sonho com o dia em que Duque Bacelar tenha um sistema de saúde que corresponda, verdadeiramente, às necessidades da população", externou.

Disse também ser inadmissível que um município de doze mil habitantes, mantenha apenas uma ambulância em atividade, assim mesmo porque foi comprada pelo governo anterior para servir aos pacientes com Corona Vírus, enquanto as demais se deterioram no "cepo", quebradas.


Descumprimento de Decretos do Executivo

Lamentou que o prefeito Flávio Furtado/PDT seja o primeiro a descumprir seus Decretos de prevenção ao vírus promovendo aglomerações. 

Surpreendentemente, a secretária interina demonstrou despreparo para com a liturgia institucional, ao tentar interferir no discurso do vereador.

De maneira bastante equilibrada, José Júnior não consentiu a tentativa intempestiva de Nataly, passando a questionar a aplicação dos 16 milhões de reais, recebidos até agora, para satisfazer as demandas da população.

Rebateu críticas externas, afirmando que sua atuação parlamentar independe de lado político. "Fui eleito para defender o que é do povo, independente de quem goste ou não", asseverou.


Meio Ambiente

Depois de discorrer sobre a Ordem do Dia, José Júnior destacou a importância dessa Secretaria, sob a qual, segundo ele, estão todas as outras. Na sua concepção, o secretário Ribamar precisa ser dedicado e conhecer a missão, de modo a corresponder para com as necessidades pertinentes.

Fora isso, nada mais houve de proveitoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário