sexta-feira, 1 de março de 2019

O FALSO PASSAPORTE DA ALEGRIA

Foto: Reprodução


Nada contra o carnaval. Até já brinquei muito. Meus carnavais foram marcados pelos metais em clubes, ao ritmo das inesquecíveis marchinhas, e no animadíssimo “bloco dos sujos”. Não tinha esse negócio de prévias nem blocos de tudo quanto é nome.

Contudo, por trás de toda a aparente alegria e diversão que alguns acreditam proporcionadas pela festa de Momo, cheguei à conclusão de que a maioria das pessoas não gosta de carnaval, até porque não consegue se reconhecer nela. Daí o equívoco em se afirmar que o carnaval é uma “festa popular”.

Generalizadamente, o carnaval virou negócio lucrativo para os mais espertos. Isso pode ser constatado no preço dos abadás, dos camarotes vip’s, dos ingressos e dos bailes privados. É como se o direito de ser feliz pertencesse somente aos que têm dinheiro.

Há pouco tempo, a maioria dos blocos era custeada pelo poder público. Isso mudou. Ainda bem! Mesmo assim, milhões de reais ainda são gastos com mega estrutura para “divertimento do povo” durante a suposta festa democrática.

Piedade! Por trás da cortina desse circo está uma população faminta, desempregada e doente.

Não me tomem por um revoltado com o carnaval. Não, não o sou. Porém, fico embravecido quando vejo uma estrutura de saúde sendo disponibilizada no carnaval para atender alcoólicos e valentões, promotores de brigas e quebra-quebra.

Onde está essa estrutura quando se precisa socorrer um trabalhador, uma trabalhadora, um idoso que precise ser examinado, uma gestante ou um filho doente?

Durante o carnaval o efetivo policial é ampliado, pois a ordem precisa ser garantida! Mas, no dia a dia, as pessoas não podem exercer o sagrado direito de ir e vir porque falta segurança.

Cínicas são as justificativas: Ah, o carnaval é extraordinário! A economia gira a todo vapor! Os barezinhos vendem mais latinhas de cervejas, o rapaz do espetinho triplica o lucro, e por aí vai... 

Carnaval é só prejuízo.

Imagine os gastos do estado com o socorro de vítimas do trânsito durante o carnaval!? E os milhões que são gastos com ressarcimentos por causa desses acidentes!?

Para mim o carnaval já prestou... faz tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário