sábado, 14 de dezembro de 2019

CÂMARA CONCEDE HONRARIAS EM SOLENIDADE QUE MARCOU A ÚLTIMA SESSÃO DE 2019

Professor e autor do Hino de Coelho Neto, o cearense José Sampaio Oliveira foi o grande homenageado. O vereador Luiz Ramos/PSD é o autor da Lei que lhe outorgou o título de Cidadão Honorário e Medalha D. Maria Bacelar, a maior comenda do município.



Cidadania honorária é um título de honraria que equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo. Mesmo que o homenageado não tenha nascido ou não resida na cidade para a qual se lhe conceda tal homenagem, faz-se necessário que se diga o que a pessoa homenageada fez, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais, em defesa do povo que lhe concedeu a o título de cidadania. (Wikipédia livre).

Ver. Reginaldo Sousa

Medalha Dona Maria Bacelar é a maior comenda que se pode conceder a alguém que obteve tal reconhecimento e distinção pela realização de algo notório, de destaque. 


Matriarca D. Maria Bacelar

Na segunda metade dos anos 1970 Dr. Afonso Bacelar teve a ideia de criar a Medalha, a qual teria sido fundida na Casa da Moeda do Brasil para servir de lembrança às pessoas ilustres e/ou notáveis que eventualmente visitassem a cidade. Em 1992, o vereador Reginaldo Sousa entrou com um Projeto de Lei na Câmara transformando-a em Comenda, tendo recebido das mãos de Dr. Afonso um total de 96 moedas restantes. 

 

Solenidade



A Câmara de Vereadores de Coelho Neto realizou na noite de quinta-feira, 12, em sessão solene, a outorga de Títulos e Honrarias a onze personalidades que se destacaram por sua trajetória de vida, seu trabalho e ações em prol da comunidade, para o crescimento de Coelho Neto.

Homenageados

O Título de Cidadania Honorária foi para as seguintes personalidades: José Walkmar Brito Neto (de autoria do vereador Osmar Aguiar), Márcio Rubens Ferreira Viana (de autoria do vereador Rafael Cruz), João Evangelista dos Santos Sousa (de autoria do vereador Wilson Vaz), Sônia Maria Silva Carvalho Santos (de autoria do vereador João Paulo), José Sampaio de Oliveira (de autoria do vereador Luiz Ramos), padre James Wilson Januário de Oliveira (de autoria do vereador Rafael Cruz), José Edmar Araújo Sousa (de autoria do vereador Júnior Santos), Wilson Ramos (de autoria do vereador Ricardo Chaves) e Rosuíla Damasceno Vieira (de autoria do vereador Reginaldo Janse).

Foram condecorados com a Medalha Maria Bacelar os ex-prefeitos Dr. Afonso Augusto Duque Bacelar (de autoria dos vereadores Wilson Vaz e Camila Liz) e Raimundo Guanabara Resende Bastos (de autoria dos vereadores Marcos Tourinho e Júnior Santos) e o autor do Hino de Coelho Neto, o professor José Sampaio de Oliveira (de autoria do vereador Luiz Ramos).

Destaque da solenidade:


Todas as atenções foram focadas no professor José Sampaio Oliveira, que mesmo convalescendo de um AVC compareceu à sessão, acompanhado da família e dos amigos mais próximos, para receber as honrarias. 



Durante o seu emocionado discurso, ele agradeceu em especial ao vereador Luiz Ramos a quem o chamou de “amigo estreito da família”, destacando a visão legislativa do parlamentar ao destinar à sua pessoa tão características honrarias.



Foi notória a surpresa causada no público e em alguns vereadores o nome de José Sampaio Oliveira como homenageado, pois, a sua ligação com o município é tamanha que a grande maioria jamais desconfiou tratar-se de um cearense desde garoto muito dedicado a este torrão.

Comemoração

Após a sessão, o vereador Luiz Ramos ofereceu um coquetel ao seu homenageado e família em sua residência, no Bairro Novo Bonsucesso, onde foram recebidos com muito calor humano e música ao vivo.

Outras fotos da solenidade:














Nenhum comentário:

Postar um comentário