Pelo menos seis, dos dez policiais militares do Corpo de Bombeiros da Capital São Luís, acusados de torturar estudantes de Imperatriz, já foram promovidos nos últimos 7 anos. Destaque para o comandante do Batalhão.
Cmt BBM Patrício Daniel dos Santos Penha
O fato, segundo o G1Maranhão, teria acontecido na noite de sexta-feira, dia 15 de agosto de 2014, na Avenida Litorânea. Os suspeitos teriam sido afastados e presos administrativamente.
As vítimas seriam adolescentes entre 13 e 14 anos, da escola Maria das Neves, que foram a São Luís para a disputa da etapa infantil de futsal dos Jogos Escolares Maranhenses (JEM's).
Segundo os integrantes da delegação, na volta para o alojamento eles teriam sido agredidos por homens do Corpo de Bombeiros que estariam fazendo exercícios localizados nas dunas. Nesse momento os bombeiros teriam acusado os estudantes de terem roubado um tênis. (Grifado).
Dentre os acusados que configuram no rol das promoções um deles é o Tenente-coronel Patrício Daniel dos Santos Penha que também exerce a função de Comandante do 1°BBM.
Mais curioso ainda é que, mesmo sendo um dos acusados de agredir e torturar os estudantes de Imperatriz, ele tenha assumido a Coordenadoria Geral de Projetos Sociais, onde trabalha com jovens, adolescentes e melhor idade.
Segundo as informações, em 2014 ele era Capitão. Durante o governo Flávio Dino, mesmo respondendo ao inquérito, foi promovido por duas vezes pelo critério de MERECIMENTO: Promovido ao Posto de Major QOCBM (30/12/2015);
Promovido ao Posto de Tenente-Coronel QOCBM (21/08/2020). Mas, não parou por aí. Segundo fontes do 1° BBM, Patrício estaria agora pleiteando a sua promoção para Coronel, mesmo sendo réu no processo por tortura.
Até mesmo dentro da corporação as atitudes do Comando do 1° BBM e do governo do Estado nessas promoções são tidas como imorais, pois, o Comandante Patrício estaria se beneficiando do fato de ser o "protegido" do governador afastado Flávio Dino. Para muitos, essas promoções se resumem na mais completa inversão de valores, típicas do comunismo exacerbado que humilha o injustiçado e exalta o opressor.
CAIXA PRETA
Informações mais recentes apontam para uma série de ilegalidades dentro do CBMMA, inclusive, na folha de pagamento da corporação.
Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário