sexta-feira, 16 de março de 2018

IMPASSE: PROFESSORES DE DUQUE BACELAR (MA) NÃO ACEITAM DURAÇÃO DE 60 MINUTOS POR AULA


Foto: diretoaoassuntocn
Os professores lotaram as dependências da Câmara de vereadores daquele município para pedir apoio aos parlamentares no sentido de resolver o impasse entre o governo local e a categoria. Os problemas vão desde o aumento da carga horária à calamitosa situação das escolas municipais. 

No que diz respeito à carga horária, os professores não aceitam a duração de 60 minutos por aula. Segundo eles, o governo estaria sacrificando a categoria e rasgando o PCCR – Plano de Cargos, Carreira e Remuneração, que estabelece vinte horas semanais para o professor, sendo 13,33 horas para as atividades em sala de aula e o restante para atividades extraclasse. 

A Secretaria de Educação determinou que fosse retirada da carga horária semanal uma aula de matemática, português, ciências e arte. Com isso estaria sendo reduzido drasticamente o número de aulas do ano letivo que é de 800 horas em 200 dias letivos, isto sem considerar que 2018 é ano de Copa do Mundo, o que pode acentuar ainda mais a queda nas horas/aula. 
Foto (Reprodução) Prefeito Jorge Oliveira e a Sec. Educação Lúcia Oliveira
Eles denunciam também a obrigatoriedade da permanência dos alunos em sala de aula até às 11h15min sem merenda escolar além das péssimas condições da maioria das escolas da rede municipal.

Na outra ponta do impasse está a Secretaria da Educação – SEMED, que estabeleceu o cumprimento da carga horária para uma hora de duração cada aula pela Instrução nº 01/2018.

Na Câmara, durante a sessão desta sexta-feira, depois que o presidente do SINPROCEM-DB, professor Francisco Cardoso (goodnight) expôs toda a problemática que resultou no impasse, os vereadores, de forma unânime, declararam apoio aos profissionais da educação.
Presidente do SINPROCEM/DB expõe problemas da categoria aos vereadores

O professor Luís Silva, que tem cargo de confiança na SEMED, usou a tribuna para defender as vinte aulas semanais para a categoria.

Confira agora o que disse cada um dos vereadores que se manifestaram sobre as reivindicações dos professores:
Foto: diretoaoassuntocn

JOSÉ DE DEUS/PDT: “ – Essa situação de sessenta minutos por aula é inaceitável!”
Foto: diretoaoassuntocn

VALTER MARQUES/PCdoB: “ – Todo o Maranhão está divergente com essa carga horária. É um acréscimo de quinze minutos! E o sindicato tem todo o direito de reclamar.”
Foto: diretoaoassuntocn

RAIMUNDINHO/MDB: “ – Que Lei é essa que prejudica as pessoas? Aumentaram a carga horária, mas não aumentaram o salário! A luta dos professores vai ser árdua para mudar essa situação. A merenda é esquecida. Até agora o gestor não fez a licitação!”
Foto: diretoaoassuntocn

CONCITA DO BODE/PCdoB “ – Seria importante a presença da secretária aqui na Câmara, para esclarecimentos”.



Foto: diretoaoassuntocn

HELOÍZO 100%/PP: “ – As lamentações dos professores são antigas e merecem ser respeitadas. Vamos procurar mediar o entendimento, mas tenho dúvida se vão obedecer. Se a secretária tem dificuldade para administrar a pasta, o governo tem que procurar outra solução. O município vivia até pouco tempo sob uma máscara, a de que os índices da educação não representavam a realidade. Como afirmar que é Feliz Quem Vive Aqui? Nestas condições...?”.

O presidente da Câmara Ocean/PDT disse ter conversado com a secretária Lúcia Oliveira e o prefeito Jorge Oliveira/PCdo, os quais, segundo ele, teriam assegurado disposição para receber a classe e discutir o assunto, tendo a Câmara como mediadora. 
Foto: diretoaoassuntocn

A reunião está marcada para terça-feira, 20, às 10 horas da manhã, na prefeitura, com a presença do prefeito, secretária de educação, um advogado e a comissão de diretores sindicais da categoria. Estamos de olho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário