terça-feira, 20 de março de 2018

REUNIÃO ENTRE PROFESSORES E PREFEITURA DE DUQUE BACELAR (MA) TERMINA SEM ACORDO

Foto: Reprodução

Uma comissão de diretores sindicais dos professores daquele município esteve reunida na manhã de hoje com representantes do governo municipal na tentativa de um acordo que pudesse efetivamente pôr um fim ao impasse em torno da carga horária de sessenta minutos por hora aula na rede municipal de ensino.
Na verdade, o que os professores pretendem mesmo é que tudo continue como antes, ou seja, 20 (vinte) horas aulas por semana, sendo 13.33 horas em sala de aula e o restante em atividades extraclasse.
Aliás, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei 9.394/96) reserva a professores da rede pública período para estudo, planejamento e avaliação dentro da carga de trabalho, sem delimitar o tempo de jornada dessas atividades.
Atualmente, a maioria dos municípios maranhenses ignora essa regra tão fundamental pela qual se reconhece que o trabalho de ensinar e o de educar não se limita ao contato com os estudantes em sala de aula, afinal valorizar não está ligado apenas à remuneração. Valorizar é dar condições para que os educadores tenham bagagem pedagógica que acompanhe as novas tecnologias.
O fato é que a reunião acabou sem que houvesse consenso. O impasse continua.
Na quinta-feira a categoria vai marcar uma assembleia para rediscutir a situação e decidir novas ações em torno do problema. Os líderes sindicais já se articulam no sentido de pautar a possível judicialização da matéria, inclusive a cobrança dos 45 dias de férias, do retroativo e permanência das crianças na escola até às 11h15min sem merenda escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário