sexta-feira, 25 de agosto de 2023

LITERATOS DECIDEM PELA FUNDAÇÃO DA ACADEMIA COELHONETENSE DE LETRAS.


Em um debate de alto nível e demonstrando muita determinação, destacados intelectuais discutiram a pauta e deliberaram pela criação da ACL.


Fotomontagem: Francisco José 

Durante mais de uma hora de reunião eles ponderaram sobre a criação da Instituição que terá como principais objetivos resgatar a história do município, imortalizar a função das instituições, zelar e cultivar a língua portuguesa e a literatura brasileira, assim como funcionar também como uma instituição de memória, para preservar os acervos dos seus membros, conhecidos pela criatividade.




A reunião aconteceu em uma das dependências da Loja Maçônica  Cristo Redentor. Dos dez literatos convidados para a assembleia, oito compareceram: Antônio Edivaldo Araújo de Souza (Professor Totonho), Antonio da Silva Ramos, Antônio Ferreira de Araújo (Toinho Araújo), Felipe Neres de Sousa Silva, Franciso José Silva, José Carlos Moraes Machado (Carlos Machado), Milton Vieira de Araújo e Nelson Gaspar da Silva.


Por unanimidade, eles decidiram pela Fundação da Academia Coelhonetense de Letras e Artes - ACL e o 24 de agosto de 2023 passa a ser oficial e historicamente a data da sua criação.


Além dos literatos presentes, ficou decidido que os intelectuais Samuel Jhonatan Bastos e Eliram Bantim (ausências justificadas),  também integrariam a lista de Fundadores da ACL.


Os agora fundadores da Instituição combinaram de, juntos, elaborarem um esboço estatutário e um calendário de reuniões e atividades para os próximos meses.


Eles pretendem, doravante, promover o intercâmbio entre as Academias de Letras da região no sentido de aprofundar conhecimentos para serem aplicados na ACL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário