quinta-feira, 4 de março de 2021

MA: DESCASO COM A ILUMINAÇÃO PÚBLICA DE COELHO NETO


A população de Coelho Neto está sendo lesada no quesito "iluminação pública". Paga religiosamente pelo benefício, mas não tem o devido retorno. A culpa é da prefeitura, que controla os recursos e não aplica no setor. 

Isto mesmo. A manutenção do funcionamento da Rede de Iluminação Pública, até o ponto de entrega, é de responsabilidade das Prefeituras Municipais. Elas são responsáveis diretamente pela substituição de lâmpadas, luminárias e demais equipamentos e materiais que compõem o ponto de iluminação.

Isto porque a emenda constitucional nº 39/02 introduziu no Sistema Tributário Nacional o artigo 149-A, autorizando os municípios a instituírem através de decretos, a contribuição de iluminação pública e possibilitando que ela fosse cobrada através das contas de energia elétrica, com base em acordo formal entre suas prefeituras e as concessionárias . Assim, ela é cobrada nas contas dos clientes residentes nos municípios e repassada para as prefeituras, descontados o consumo das lâmpadas e custos de cobrança.

Por outro lado, as prefeituras, devem utilizar este recurso para o custeio do serviço de iluminação pública do município e as expansões necessárias.

O que se observa em Coelho Neto é o total descaso da atual gestão com relação o problema. Do Bairro Bonsucesso ao Olhodaguinha e do Araim ao Sarney as ruas estão quase em sua totalidade às escuras, oferecendo enorme transtorno e perigo para os moradores. Agora, imaginem a situação na zona rural!

Isto conota o despreparo da administração com relação às prioridades da população. E, o que é pior: esse descaso parte exatamente de quem prometeu fazer uma gestão eficiente, com foco nos problemas mais urgentes, mas muito pouco ou quase nada tem feito. Ficou fiado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário