sábado, 30 de novembro de 2019

COELHO NETO - MA: O QUE HÁ POR TRÁS DO PEDIDO DE CPI

FOTO: Internet

Não quero aqui discutir razões que motivaram o pedido de CPI para investigar a denúncia feita pelo vice-prefeito Antônio Pires/PCdoB, da Tribuna da Câmara, dia 21, publicada com muita satisfação por um blog da cidade. Também não pretendo por em discussão a sua viabilidade.

Esse fato revelou a participação indireta de colegas da imprensa, através de comentários nas redes sociais, compartilhamentos da matéria ou diretamente da plateia que assistia euforicamente aquela encenação. 

Isto é até compreensível da minha parte, até porque, todos nós da oposição, nos sentimos órfãos de lideranças. Ou seja, estamos defendendo a transparência, mas, sem um projeto político que nos leve ao poder em 2020.

Exatamente por conta dessa carência que eu decidi não fazer parte dessa espécie de sedição. Todos nós sabemos que o interesse do vice-prefeito não é defender o povo, a quem ele tanto deve, mas, externar suas mágoas contra o seu ex-companheiro de chapa, com o qual rompera ligeiramente, insatisfeito com o corte dos seus privilégios, dentre os quais, a manutenção dos seus filhos na folha de pagamento da prefeitura, como teria supostamente ocorrido em mandatos anteriores.

Por outro lado, os vereadores que assinam o pedido de CPI são exatamente os que encabeçam superlativa rejeição junto ao eleitorado. Cientes disso, igual náufragos, buscam se agarrar a qualquer coisa para continuarem vivos na política tupiniquim.

Dentre estes, cito o vereador Ricardo/PPS que precisou recorrer ao TSE para ter sua candidatura deferida. Mesmo assim, não poderia estar no mandato, porque não tem residência fixa em Coelho Neto. Isto só fere a Lei Orgânica do município: Artigo 27. Perderá o mandato o Vereador: (...) V – que fixar residência fora do município.

Sinceramente, esta oposição não me representa. Ela é mesquinha, oportunista, pérfida e egoísta.

Jogo duplo

FOTO: (Internet) Presidente Tourinho 
Segundo informações, todo esse circo teria sido planejado e armado com a participação decisiva do presidente da Câmara Marcos Tourinho/PDT. Consta que no dia da denúncia, a qual já tinha sido combinada durante a semana anterior, Tourinho teria sido flagrado levando “uma dura” de Antônio Pires quando este desconfiou que o que eles combinavam pudesse estar sendo levado ao prefeito pelo próprio Tourinho como tentativa de tirar proveito político da denúncia sem precisar se desgastar com Palácio municipal. Fonte do legislativo afirmou ao blog que foi o que realmente aconteceu nos bastidores da sessão.

Um tropeço a cada passo

Tourinho, levado por um lapso de consciência, teria ainda apelado para o Plenário, na tentativa de barrar a fala de Antônio Pires. Mas, caso isto tivesse acontecido, os seus colegas seriam o alvo do desprezo da  sôfrega plateia presente. Não colou.

O pedido de CPI certamente será arquivado, porque, dos vereadores com quem já conversei, nenhum vai dar vasão aos desejos de Tourinho tampouco ao que eles chamam de desespero do vice-prefeito.

Os vereadores de oposição sabem disso, mas, mesmo assim vão explorar o assunto  por muito tempo, mesmo durante o recesso. Os holofotes poderão ser um ótimo caminho nessa onda do salve-se quem puder. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário