terça-feira, 20 de dezembro de 2022

MA: COMUNIDADE PREJUDICADA PELA GESTÃO PETISTA VAI TER NOVO SISTEMA DE ABASTECIMENTO D'ÁGUA.

A comunidade de pequenos agricultores Vila Nova, do município de Coelho Neto, teria sido incluída no Programa de Dessalinização de Águas para o consumo humano, do governo federal, revigorado em 2019 pelo Presidente Jair Bolsonaro. Porém, segundo os moradores, a gestão petista não teria cumprido com a contra-partida indispensável ao processo que garantiria água de qualidade para mais de 50 famílias.  




A foto abaixo mostra o poço artesiano ao qual seria ligado o Sistema de Dessalinização. 




Segundo o morador conhecido popularmente pelo apelido de "cascavel",  o prefeito da época teria se negado a doar o terreno do município para a instalação dos equipamentos de dessalinização.




Mas, não ficou só nisso. O poço teria sido abatido depois de uma intervenção desastrada e mal sucedida autorizada pelo petista.  Atualmente, restam apenas a base que sustentava a Caixa D'água e a Casa de Bombas.






Por ser mais próxima de Afonso Cunha do que de Coelho Neto a Vila passou a ser alvo de políticos daquele município que, interessados nos votos, até mandaram carros-pipa para abastecerem os moradores, mas, passado o período eleitoral, sumiram. Um desses políticos, ao ser indagado pelos moradores, teria mentido ao afirmar que o carro-pipa deixou de abastecer a povoação porque o prefeito de Coelho Neto teria proibido.


A comunidade vem se suprindo da água das cacimbas que são construídas à margem do Rio Munim. Esse rio, aliás, morre no período de estiagem.




O prefeito Bruno Silva/PP, tão logo  soube dessa problemática que culminou com a inatividade do poço, destinou uma equipe ao povoado para proceder ao diagnóstico da situação. De posse das informações, ele determinou que um novo poço seja perfurado.




A perfuração do novo poço será feita amanhã, 21, em local escolhido pela comunidade. A ordem do prefeito é que as equipes só deixem o local com o poço funcionando.



Nenhum comentário:

Postar um comentário