terça-feira, 13 de dezembro de 2022

MA: A RECONSTRUÇÃO DE COELHO NETO.

PARTE I

Por: Milton Vieira

O prefeito Bruno Silva/Progressistas assumiu o município, em 1° de janeiro de 2021, com indicadores econômicos negativos,  sem a presença forte do governo do Estado como propulsor de crescimento e uma cidade arrasada na sua estrutura física devido ao ostracismo administrativo a que foi submetida. 




Dois anos depois, Bruno Silva chega na primeira metade do seu mandato consagrado um solucionador de problemas,  e se mantém firme na gestão do município com parcerias consolidadas, priorizando a solução de problemas sociais crônicos e as demandas mais urgentes da população.

 



Dessa forma, ele mudou o jeito tradicional de governar. A maior parte do seu tempo não é no gabinete da prefeitura. É buscando soluções nas repartições do governo do Estado, na capital, do governo federal, em Brasília, ou na rua, no meio do povo, ouvindo as demandas, sentindo o contato das pessoas, trocando idéias e absorvendo as opiniões.






Nestes 700 dias de governo foram muitos os desafios. Os resultados positivos exigiram estratégias e engajamento. Milhares de ações, intervenções e realizações envolveram atores estaduais e federais. 




A relação harmoniosa com o vice-prefeito, Câmara de Vereadores, empresários locais, organizações sociais e o povo resultaram na melhoria das condições de vida da população.




Bruno Silva assumiu o município em situação caótica: na sede, os bairros com a maioria das ruas praticamente intrafegáveis, cheias de buracos, pavimentação parcial ou totalmente comprometida, lixo e problemas de toda ordem. 




OBRAS E INFRAESTRUTURA 


Neste biênio, as realizações da prefeitura, na gestão do Amor ao Trabalho, contribuíram para uma superlativa parte da recuperação da cidade, bombardeada anteriormente por gestões desastradas, sem planejamento e sem visão administrativa.  

A pasta é comandada pelo Secretário Márcio Almeida. 




Além da confiança do prefeito, ele tem à sua disposição uma equipe afinadíssima e efetivamente disposta. Sob sua responsabilidade estão a Limpeza Pública, Planejamento e execução de Obras, Manutenção e Ampliação da Infraestrutura da cidade, Abastecimento D'água, conservação das estradas vicinais, reforma e manutenção da estrutura física do município.


ARTICULAÇÃO POLÍTICA


A capacidade de articulação do prefeito Bruno Silva resultou nas parcerias exitosas, firmadas nesse período. 




E esse resultado foi o fiel cumprimento de um arrojado Cronograma de Obras.







  










RUAS RECEBERAM PAVIMENTAÇÃO  POLIÉDRICA E EM BLOCKETES.



REVITALIZAÇÃO DE TALUDES (CORTES LATERAIS DAS AVENIDAS JOSÉ SILVA E COELHO NETO).






PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA




Escola Justino Bastos e Posto Médico Dr. Fernando Couto, obras igualmente importantes retiradas da lista de inacabadas.



"O Governo do Estado continua sendo um parceiro de primeira hora de Coelho Neto. Essa parceria está fortalecida e vai continuar firme. Temos um déficit muito grande com a população, em todas as áreas. Vamos continuar empenhados para fazermos o máximo possível", disse Bruno Silva.


IEMA






O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) é uma autarquia estadual maranhense, vinculada à Secretaria de Estado da Educação que oferece ensino médio, técnico e superior, contemplando, também, de forma não dissociada, o ensino, a pesquisa e a extensão na área tecnológica e no âmbito da pesquisa aplicada. Fonte: Wikipédia.


Bruno Silva recebeu a prefeitura com a obra paralisada. Ciente da importância da autarquia para a profissionalização dos jovens coelhonetenses e região, ele "botou o pé na estrada" e pleiteou junto ao governo do Estado a conclusão da obra. 


PREFEITO SOLIDÁRIO.

O governo Bruno Silva sabe que a construção de uma sociedade mais justa é responsabilidade de todos. E deu o exemplo de que a solidariedade não pode ser confundida com esmola.  




MORADIA


O município tem um déficit significativo de moradia digna. Isto porque os recursos são limitados, portanto, não comportam um projeto habitacional capaz de reverter essa realidade. Mesmo assim, o prefeito Bruno Silva, periodicamente, seleciona uma família e constrói a moradia. Neste 2 anos, seis famílias já ganharam casa nova e a sétima será entregue neste mês, para uma família do Bairro Subestação.







Em suma, na área de Obras e Infraestrutura foram inúmeras intervenções e realizações que resultaram em tranquilidade e melhores condições de vida para a população.

Inaugurações não faltaram neste 24 meses. Realizações comandadas por um prefeito que gosta de Coelho Neto e ama seu povo, e por uma equipe dedicada, eficiente e comprometida.










ACADEMIA POPULAR...






... E muito mais!


ZONA RURAL


MELHORIA DOS CAMINHOS DE ACESSO.


 




Um pouco sobre temas que influenciaram o compromisso com o povo e coroaram a dedicação de Bruno Silva nestes dois anos de mandato:


CAMPANHA ELEITORAL


As eleições gerais deste ano em Coelho Neto serviram para consagrar o fenômeno Bruno Silva. Proporcionalmente, ele foi o prefeito do Maranhão que conseguiu transferir o maior número de votos aos seus candidatos, conseguindo ajudar a eleger a chapa completa:  do deputado estadual ao presidente da República. 

Observa-se que mais de 160 candidatos a deputados estaduais e federais foram votados no município! Mesmo assim, Bruno Silva e seu grupo político impuseram nova e massacrante derrota à oposição local. Enquanto os candidatos a deputado estadual e federal de Bruno Silva obtiveram entre 41 e 36% dos votos válidos, nenhum dos candidatos da Oposição conseguiu atingir 10% do contingente.










FEDERAÇÃO 


Desde que foi fundada, em 31 de Outubro de 1985, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão/FAMEM nunca teve sob seu comando um prefeito da região leste do Estado. Os cargos ocupados pelos prefeitos eram sempre os de baixa expressividade.


Bruno Silva rompeu essa hegemonia. Em 37 anos de FAMEM ele  chega à vice-presidência depois de ser o nome mais discutido para a presidir a instituição. Assim, ele colocou Coelho Neto no topo da política maranhense e entrou para a história como sendo o primeiro dos nove prefeitos que administraram o município a partir de 1985, a se eleger para um cargo de grande expressividade na FAMEM. 




A PARTILHA


Bruno Silva é o prefeito do Amor ao Trabalho, que partilha Respeito e Felicidade.



Colaboração: SECOM e SEC. OBRAS.

Na próxima edição você confere a Parte II desse trabalho extraordinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário