sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

MA: A RECONSTRUÇÃO DE COELHO NETO.

PARTE II 

PARCERIA PREFEITURA/SAAE.

Como a própria sigla define, o SAAE é uma autarquia, ou seja, entidade de direito público que, no caso de Coelho Neto, deveria ter autonomia econômica, técnica e administrativa, mas, sem isso, é tutelada e fiscalizada pelo municipio.  




Na verdade, o SAAE é um dos grandes problemas de Coelho Neto. Não arrecada um centavo com o fornecimento de água. O desperdício desse disputado líquido, por um número considerável de consumidores, acarreta em dispêndio para o erário municipal, elevando superlativamente os gastos da prefeitura com manutenção e funcionamento do Sistema.

Adicione-se a isso os gastos com conserto de bombas, consumo de energia elétrica e com os danos causados pela depredação e o resultado é o que se pode chamar de "problemão" para a gestão municipal.

Desde que foi instituído, o SAAE tem sido o "calcanhar de Aquiles" dos sucessivos prefeitos. Isto porque o Sistema, que só é autônomo no papel, não possui receita própria, o que gera dificuldade na prestação de contas e acaba corroborando para complicações dos gestores com os órgãos fiscalizadores da aplicação do dinheiro público.

O pior é que, sem a parceria da prefeitura, o SAAE não teria como garantir água de qualidade aos quase 50 mil moradores do município.

Toda essa problemática, associada a má vontade de alguns gestores passados, apresentava um cenário em que as pessoas passavam a noite enfrentando fila para encher baldes e outros tipos de reservatórios, numa disputa silenciosa e deprimente pelo precioso líquido.


MUDANDO A REALIDADE


O prefeito Bruno Silva assumiu a prefeitura em 2021 com o SAAE incrivelmente piorado: insuficiência de reservatórios, poços estratégicos abatidos ou desativados, ligações clandestinas feitas diretamente das adutoras, vazamentos aos milhares e o clamor da população por água. Era preciso correr para acudir o povo! 




Em 24 meses de parceria, o prefeito Bruno Silva foi quem proporcionalmente instalou mais poços artesianos no município. E ainda teve que assumir solidariamente a responsabilidade pelos consumidores da CAEMA, igualmente prejudicados pela ineficiência da estatal, com a disponibilização de carros-pipa para os setores afetados. 

Mas, o SAAE precisava de gerenciamento austero para atender com a máxima eficiência possível. E foi na pessoa do Diretor Francisco Ferreira da Silva - Chico Vereador, diretamente subordinado ao Secretário de Obras e Infraestrutura Márcio Almeida, que o sistema ganhou autonomia administrativa e agilidade.




A previsão é que amanhã, sábado (24), seja concluída a perfuração de mais 5 poços, sendo 4 em setores estratégicos ( Rua "F" do Bairro Sarney, Bonsucesso e Novo Tempo) e 2 na zona rural, nas comunidades Vila Nova e Vila de Fátima.

 



A equipe trabalha dobrado para atender a demanda, de modo que os problemas do Abastecimento D'água do município estão sendo solucionados em tempo recorde, graças o esforço e o compromisso da gestão do Amor ao Trabalho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário