quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

MA: EM SESSÃO SOLENE CÂMARA DE DUQUE BACELAR CONCEDE TÍTULOS DE CIDADANIA

A sessão solene que marcou o encerramento dos trabalhos legislativos de Duque Bacelar foi realizada ontem, 14, com a entrega de Titulos de Cidadania às cidadãs e cidadãos que muito têm contribuído para o desenvolvimento daquele município.  




O Título Honorário de Cidadania é a maior honraria concedida por aquele Poder Legislativo, para homenagear personalidades que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços àquela comunidade.

Dentre os homenageados de ontem, destaque para as duas indicações do vereador José Júnior. 




NOEMI ROCHA DE SOUZA, natural de  Santo Amaro – MA, região dos Lenções Maranhenses. Chegou a Duque Bacelar no dia 15 de abril de 1979, aos 18 anos de idade. Vive no município há mais de 40 anos. Casada com o comerciante  Francisco de Sousa, conhecido popularmente como Cachico, de cuja união nasceram quatro filhos: Ilana, Aline, Nairon e Daniel.




Aplicada aos estudos, terminou o Curso Normal em Duque Bacelar se tornando uma das primeiras professoras normalistas formadas na cidade. Sua vocação como professora a levou, durante anos, a alfabetizar centenas de crianças e jovens duquebacelarenses. 

Graduou-se em Pedagogia em 2003, pela UESPI, na primeira turma organizada na cidade. Professora Noemi, como ficou conhecida, se aposentou neste grande ofício de educadora.

Ela também tem destacada participação  nos movimentos sociais e religiosos. Nascida em um lar de tradição protestante Batista, em Duque Bacelar se tornou Católica Romana, e desde então vem servindo a Deus nesta Igreja, onde é missionária leiga, catequista e líder de liturgia.

Amante da natureza, tornou-se ambientalista, sendo uma das fundadoras da ABAMA – Associação Bacelarense de Proteção ao Meio Ambiente, em 2003. Essa organização deve muito a sua atuação, pois, quando exerceu a Presidência, sua mobilização foi decisiva para a criação da ONG APA dos Morros Garapenses, marco na história do ambientalismo no Estado do Maranhão. ”Agradeço, primeiramente, a Deus, por este momento maravilhoso em minha vida! Agradeço aos Vereadores por reconhecerem de forma digna nosso trabalho, realizado com muita dedicação e amor à comunidade de Duque Bacelar", disse Noemi.

A outra indicação do vereador José Júnior foi para o seu colega de parlamento e de bancada, FRANCISCO FERREIRA DO REGO JUNIOR.



Nascido em Teresina - Piauí, em 12 fevereiro de 1979. Aos 18 anos de idade, ainda estudante de economia e direito, começou a participar do dia a dia de Duque Bacelar.

Em 2006 casou-se com Aurélia Rakel com quem teve três filhos, Júlia Rego, Ferreira Rego Neto e Maria Fernanda Rego. 

Sempre muito antenado na política partidária do município, Ferreira Rego herdou do casal de sogros, o saudoso ex-vereador Atenir Dutra e sua esposa Maria Ribeiro, o gosto e a vocação pela política. Isso teria motivado a sua candidatura  ao cargo de vereador, no pleito de 2020, sendo o mais votado. 




Atualmente, além da vereança, exerce atividades comercial e empresarial, no município e em outras regiões do Estado.

Para o vereador José Júnior, a Sessão Solene foi muito especial para o Legislativo Municipal, e os Títulos de Cidadania emitidos na oportunidade dignificam a folha de serviços prestados que cada um dos homenageados têm para com o município de Duque Bacelar e o seu povo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário