quinta-feira, 24 de outubro de 2019

O ASSUNTO DE HOJE É


Juventude abandonada!

Milton Vieira*


Coelho Neto vive uma crise de trabalho juvenil. Isto vem se arrastando há décadas, acentuado nos últimos anos devido ao fechamento das fábricas. A nossa juventude, sem qualquer perspectiva de mudança positiva, se aventura nos grandes centros, longe da família, em busca de um trabalho digno e, assim, custear o seu sustento e sonhos. Sorte quando o conseguem! Isto, porque, nos grandes centros a concorrência é cruel, agravada pela crise que ainda afeta a sociedade brasileira como um todo.

Esse fato se constitui num grave e desafiante problema para os nossos jovens, principalmente porque gestões inertes se preocuparam apenas em administrar, com denodada improbidade, os parcos e específicos recursos destinados ao município. Essa realidade aponta para uma imperativa adoção de políticas públicas para a juventude que sinalizem emergência de repensar propostas de educação e trabalho objetivando atender as condições dos jovens, haja vista a incerteza que circunda o mercado de trabalho.

Fico indignado quando um problema dessa natureza é tratado por alguns políticos locais de forma tão irresponsável, alegando que deu milhares de empregos na prefeitura, ou que vai se eleger para devolver empregos e piriri, pororó! 

Ora, todos nós sabemos que o acesso ao serviço público só pode acontecer através de concurso público! Fora disso, tudo é ilegal e aponta para as velhas práticas eleitoreiras que só servem para manter políticos desonestos e insensíveis no poder.

Defendo a adoção de iniciativas capazes de combater os problemas laborais da juventude.

Alguns políticos ainda falaram em incentivos fiscais para atrair novos investidores. Isso pode ser um ótimo começo, mas não é o suficiente. Certo é que algo tem que ser feito, com muito zelo e responsabilidade. Nós temos a solução e pretendemos discuti-la amplamente com os nossos jovens, no momento certo. 

O Coelho Neto do século XXI está padecendo transformações e apresentando impactos que afetam especialmente a vida da juventude, sendo ela cada vez mais atingida na sua forma de socialização, na relação que estabelece com a educação e trabalho, no seu modo de vida e no seu pensamento. Por causa disso, perde a ideia de que é responsável pela sua história. Faltam-lhe perspectivas para o futuro.

FOTO: Reprodução

Evidentemente (desculpem se parecer repetitivo), existe saída para tão complexo problema. Vontade política é só início do caminho sobre o qual pretendo percorrer. Eu apelo para o bom senso, vigor e determinação da nossa incorruptível juventude. Tudo é possível... Basta querermos!

Milton Vieira é Jornalista, acadêmico em Pedagogia, Radialista e pré-candidato a prefeito de Coelho Neto.

Referência: SciELO Analytics.

Nenhum comentário:

Postar um comentário