sábado, 27 de fevereiro de 2021

MA: CÂMARA DE DUQUE BACELAR AUTORIZA PREFEITURA CONTRATAR PESSOAL EM CARÁTER EXCEPCIONAL


A Câmara de Vereadores daquele município aprovou por unamidade e em caráter de urgência, o PL de Lei n° 001/2021 do Executivo, que dispõe sobre a contratação temporaria de pessoal especificamente para as áreas de Saúde e Educação.


As discussões sobre a matéria e sua posterior aprovação tomaram todo o primeiro expediente da sessão ordinária da última sexta-feira (26).

O vereador José Júnior/PCdoB, foi o mais enfático. Da Tribuna, mesmo sendo pela aprovação, ele fez questão de expor sua preocupação para com o que considerou ausência de informação no projeto. "Precisávamos ter conhecimento, de fato, da quantidade de pessoas que a prefeitura pretende contratar para cada uma dessas secretarias, com seus respectivos cargos ou funções", disse.

O parlamentar fez advertências para o fato de que, depois de aprovado o PL, seus efeitos poderão sobrecair na Câmara por não ter zelado pela análise técnica e jurídica da matéria. "A Câmara contratou advogado para que pudéssemos ser orientados sobre cada projeto que venha a tramitar nesta Casa, o que não aconteceu com relação esta matéria ", arrematou.

Aprovada por decisão unânime, agora a Lei segue para sanção do prefeito Flávio Furtado/ PDT.

Segundo expediente

O vereador José Júnior retornou à Tribuna para encaminhar relevantes indicações. É o que Vc confere na próxima matéria. 

sábado, 20 de fevereiro de 2021

MA: VEREADORES VISTORIAM OBRAS NA MA-034


Os vereadores de Duque Bacelar José Júnior e Ferreira Rego, ambos do PCdoB, vistoriaram na tarde de ontem, os serviços de recuperação da MA-034, no trecho que liga aquele município à cidade de Buriti de Inácia Vaz.


Segundo os parlamentares, o serviço de reforma da rodovia obedece às exigências normativas em vigor.

O trecho entre as duas cidades, segundo afirmaram ao blog, está recebendo recapeamento quase que na sua totalidade, "O serviço é de ótima qualidade e vai permitir rapidez e segurança aos usuários", finalizou José Júnior.

Em tempo


Na manhã de ontem,19, eles se deslocaram à cidade de Coelho Neto para recepcionarem o governador em exercício, Carlos Brandão/PRB, durante visita em que foi anunciada a construção de uma escola.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

MA: DEMISSÕES NA PREFEITURA DE COELHO NETO SERÃO INEVITÁVEIS


O prefeito Bruno Silva/Progressistas teria exigido do seu secretariado o enxugamento da Folha de Pagamento, a partir deste mês.


Isto significa que vêm demissões por aí.

O problema é o excesso de funcionários contratados para as secretarias de Educação, Saúde, Obras, Administração e SAAE. Isso estaria onerando as finanças do município e tirando o sono do prefeito.

Ocorreu que, pessoas designadas para coordenar essa questão, foram contratando pessoal de mais, sem qualquer critério.

A estrutura da Saúde, por exemplo, está superlotada de funcionários, a começar pelo excesso de coordenadores e de assistentes sociais.

No geral, parte superlativa dessas contratações seriam de parentes de secretários e diretores de departamento, sem constar os indicados por vereadores.

A situação é tensa dentro do governo. Isto porque, alguns secretários, desprovidos de espírito de liderança, teriam perdido o comando da gestão, a exemplo da Saúde que não evitou as contratações absurdas de profissionais das cidades de Buriti, Chapadinha e Caxias, fato que, além de onerar a folha, teria causado mal estar entre os profissionais de saúde do município, ainda sem contrato.

Outra agravante seria a suspeita do prefeito Bruno de que essas contratações pudessem estar ligadas a um suposto esquema de rachadinha.

Vem temporal por aí. 

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

PL DE CHAPADINHA INICIA ARTICULAÇÃO DE OLHO EM 2022.


A cidade de Buriti de Inácia Vaz recebeu ontem,16, a visita ilustre do maior articulador político do PL na região, Aluízio Santos que também é Secretário de Articulação Política da Prefeitura de Chapadinha, a maior cidade do Baixo Parnaíba, onde  Belezinha é prefeita no segundo mandato. 


Acompanhado dos vereadores Ednaldo Freitas/PL daquele município. José Júnior e Ferreira Rego/PCdoB de Duque Bacelar e do líder Edivanilson, também de Duque Bacelar, ele foi recebido pelo prefeito Arnaldo Cardoso com quem tratou do projeto político do partido para 2022.


Aluízio preside o PL de Chapadinha desde 2014. Possui vasta experiência e é bastante respeitado nos bastidores da política maranhense.

Aliado do deputado federal Josimar de Maranhãozinho, Aluízio foi responsável pela articulação política que fortaleceu o partido na última eleição, de Itapecuru Mirim a Tutóia, iniciada em 2015 e que culminou com a eleição dos prefeitos: Belezinha (Chapadinha), Arnaldo Cardoso (Buriti), Márcio Santiago (Santana do Maranhão) e Kedson (Aldeias Altas).


Aluízio Santos busca apoio politico e a anuência do partido para a sua possível candidatura à deputado estadual em 2022.

Saiba um pouco mais sobre Aluízio Santos:

Nascido e criado na zona rural de Chapadinha, transferiu-se para a sede do município aos 13 anos de idade.

Estudou em escola pública e se formou em Engenharia Civil.

Católico desde sempre, por 13 anos participou da evangelização de jovens e adultos, mas, preservando relação harmoniosa com as demais igrejas evangélicas do município, onde mantém saudáveis amizades.

Após passagem pelo PRB, atual Republicanos. há 7 anos preside o PL de Chapadinha, sob as orientações do deputado federal Josimar de Maranhãozinho, tornando-se a maior liderança do partido na região que lhe foi designada.

Experiência política, credibilidade e articulação são o tripé a nortear esse projeto político que promete ser vitorioso.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

MA: VEREADOR DE DUQUE BACELAR TEM CONTAS DE CAMPANHA APROVADAS

A Justiça Eleitoral da 28a. zona, aprovou a prestação de contas de campanha do vereador eleito por Duque Bacelar, José Júnior Aguiar/PCdoB. Na sentença proferida em 02 de fevereiro de 2021, o juiz Manoel Felismino Gomes Neto declarou preenchidas todas as condições legais para sua aprovação. Confira o íntegra da sentença abaixo.



quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

DOUTOR OPORTUNISMO


O vereador Claudio Furtado deu um claro exempleo de político tipo oportunista, que costuma aparecer em momentos de grande audiência, para agir em função de projetos pessoais, que são travestidos das melhores intenções, mas, no fundo, atendem apenas aos seus próprios interesses. 


O exemplo da professorinha Érica, tem chamado a atenção de aproveitadores do seu sentimento, os quais, sequer têm pensado em viabilizar propostas que possam corresponder de fato ao que as nossas crianças realmente querem e precisam. Por extensão, o povo de modo geral.



O pior é que o vereador, talvez na pressa de fazer o vídeo e marcar uns pontinhos nas opiniões idiotas, não se preocupou em usar máscara, colocando em risco a saúde daquelas crianças, que ele aglomerou em nome das suas intenções políticas.

Não bastasse, o parlamentar limitou-se apenas a elogiar a iniciativa de Érica, mas não se comprometeu em atuar para que as crianças do município sejam respeitadas e amparadas, principalmente no momento em que parte do dinheiro destinado deixa de servir à educação infantil e aos seus profissionais, que precisam ser valorizados, para se transformar em salários de puxa-sacos.

Quanta hipocrisia!



MA: OBRA SEM PLANEJAMENTO PREOCUPA MORADORES DO CENTRO DE COELHO NETO

A foto, divulgada com júbilo, é da Rua do Anil, no centro da cidade, onde a prefeitura abriu uma enorme vala para substituir um antigo bueiro por uma ponte.


Mesmo causando transtornos, a obra não deixa de ser importante e necessária, porém, muito mal planejada.

A secretaria de obras, segundo as informações, resolveu optar por uma estrutura de pedra e cimento invés de premoldsdos. Isto, certamente vai demandar mais tempo para a sua conclusão, o que pode levar longos meses, complicando ainda mais a vida dos moradores daquele setor.

"Isso não vai prestar". Foi o que disse um morador que não quis se identificar, ao saber que as estruturas da ponte serão feitas com pedra e cimento. Segundo ele, a tendência é que a força das águas possam causar erosão nas laterais e comprometer toda a estrutura da Ponte.

A obra não tem placa de identificação de prazo para conclusão, valor e engenheiro responsável. Essa falta de transparência deixa claro que o governo municipal está carente de planejamento e legalidade.

Moradores vizinhos são os mais preocupados. Eles temem que o acirramento das chuvas possam comprometer a estrutura das casas, construídas muito proximas da vala.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

MA: CONTRATADOS DA PREFEITURA DE COELHO NETO VIVEM CLIMA DE INCERTEZAS

Segundo a nossa fonte, o prefeito Bruno Silva teria realmente denotado que as inconsistências na folha de pagamento eram absurdas e, por isso, exigira da Secretaria de Administração que refizesse os cálculos, mas não fora obedecido. Como a data do pagamento estava prestes a expirar, o secretário teria autorizado o pagamento assim mesmo, porém, de forma bagunçada. 

A fonte sustenta que Bruno estaria desconfiado que essa bagunça objetivasse esconder possível esquema de rachadinha.

Bruno teria também considerado estranha  a nomeação de um número considerável de enfermeiros com passagem pela secretaria de saúde da cidade de Buriti.


Em Nota, divulgada na segunda-feira (08), a Assessoria de Comunicação da prefeitura sustenta que apenas um por cento dos Servidores estaria com o pagamento em atraso, e que o fato teria relação com a burocracia bancária.

Essa afirmativa, diz a fonte, "torna a Nota uma informação Fake". E faz sentido! 

Por telefone, um servidor contratado para a secretaria de obras informou que um por cento dos trabalhadores sem pagamento estarPREFEITURA ia somente naquele setor. Daí, podemos deduzir que o número de contratados nesse primeiro momento não obedeceu qualquer planejamento. E, diga-se de passagem, para algumas escolas municipais, chegaram contratar até três merendeiras. E o ano letivo ainda nem começou!

Por fim, a "Nota Fake" da comunicação seria a forma encontrada, não se sabe por quem (a fonte sustenta que não foi ideia do prefeito) para empurrar o problema com a barriga.

Não que o governo tenha se transformado em circo ainda, mas, esse palco tá cheio de artistas.

domingo, 7 de fevereiro de 2021

MA: ESCONDE-ESCONDE EM COELHO NETO


Todos sabem que a relação entre as Câmaras de Vereadores e as prefeituras do Brasil só permanece sadia quando é negociado o "cala boca", o "faz-me rir", a "mufunfa".

Segundo as informações, esse seria o motivo pelo qual o chefe do Executivo estaria se esquivando de receber os "nobres edis"

A prefeitura já tem conhecimento de que os recursos do FPM tendem a sofrer uma queda clamorosa para os próximos meses, o que certamente acentuará ainda mais os problemas financeiros, gerados nesse governo, tão precocemente.

E, nessa de esperar a boa vontade da prefeitura, pelo menos dez dos treze vereadores já teriam recorrido a empréstimos bancários para saldar dívidas de campanha. Portanto, permanecer "caladim" pode ser uma estratégia para não afugentar ainda mais o menino.

Lamentavelmente, essa prática do toma lá, dá cá tem sido o modelo de (des) servir o povo. E é isso que define a relação entre esses dois Poderes desde sempre. É uma lástima!

Lembram do voto a 100 reais? Das grandes carreatas? Da foguetaria? Da gasolina? Dos 30 reais pra levantar bandeira? Pois é. Os sinais indicam que essa conta está chegando.

GOVERNO DO MENINO VIROU BAGUNÇA

 COELHO NETO - MA.

Com pessoas tóxicas, dentro e fora, governo Bruno Silva vira "Casa de mãe Joana.


Antes de tudo, é importante não confundimos pessoas tóxicas com aquelas de quem discordamos ou não nos damos bem. Porém, as pessoas possuem opiniões diferentes e, por isso mesmo, haverá discordâncias a qualquer momento, com qualquer um. (Grifo nosso).  

Alguém  que compreender isso, estará demonstrando ser uma pessoa sensata, do contrário o problema estará em si mesma.

Não restam dúvidas que o município está vivenciando  um governo vulnerável devido a influência negativa, egoísta e incompetente dessas pessoas.

Por dentro ninguém entende nada! Imperam a bagunça, a prepotência, o egoísmo e a incompetência. É um governo sem regras. Tem gente demais mandando e poucas obedecendo. É a típica "Casa de mãe Joana ",

Por fora estão os para-choques de plantão. Alguns esperando uma boquinha, outros querendo defendê-la. E, por trás dessa mesquinhez, a tentativa de inibir a imprensa.

Não pretendo ofender ninguém, mas, a verdade é que o governo já começou errando. E errando feio! A última coisa que se esperava acontecer era o atraso de pagamento. E, isto ocorreu por incompetência do gestor. Liberou geral, confiou em quem não devia e taí o resultado.

Sobre as inconsistências no pagamento, o professor Oberdan, presidente do SINTASP-MCN, por telefone, confirmou receber nossa reportagem, amanhã, 08.

O mais estranho nessa questão é o silêncio sepulcral da Câmara de vereadores. Ninguém diz nada! Tá tudo "caladim",,, Que merda!




sábado, 6 de fevereiro de 2021

COELHO NETO - MA: COM O PAGAMENTO EM CONTA BANCÁRIA, FAMÍLIA "ALMEIDA" CURTE PRAIA PIAUIENSE.




De nada adiantou o prefeito Bruno Silva/Progressistas implorar. Mesmo com a administração do município afogada em problemas, como: atraso no pagamento de um número considerável de servidores e o avanço do Corona Vírus, a família Almeida, liderada pela mãe do prefeito, viajou à Luís Correia-PI, para um fim de semana na praia.


Resolveu trocar o banho de água salgada do SAAE por um desopilante banho de mar, seguido, quem sabe, de uma boa caranguejada, ou de uma deliciosa torta de camarão, ou uma apetitosa peixada, ou tudo junto, afinal, sombra e água fresca é pra quem pode!

Enquanto isso, servidores sem pagamento ficaram a ver navios. Mas, nada disso afeta a tranquilidade dos "Almeida". 

A tiracolo, seguem certos Secretários, dentre os quais um divertidíssimo bajulador de madame, numa real demonstração de descompromisso com a função, até porque, para si, é sempre mais fácil se sustentar bajulando do que trabalhando.

Iemanjá, tenha dó!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

MA: PÂNICO GERAL ENTRE SERVIDORES DE COELHO NETO.


As inconsistências na folha de pagamento, principalmente das três maiores secretarias (Educação, Saúde e Administração), vão sobrar para os servidores públicos depois do pânico gerado pela Secretaria de Administração de que terão que devolver dinheiro para a prefeitura.

Pelo menos essa é a informação que chegou ao blog. Na Saúde, essa inconsistência foi vergonhosa! Segundo consta, houve servidor que recebeu salário igual ao de um médico e vice-versa.

Na Educação também houve distorções inconcebíveis, até porque essa secretaria só vai contratar pessoal a partir de Março. E é aí onde pairam dúvidas. Mas, o que o governo não entende mesmo é o fato de até funcionários efetivos ainda não terem recebido pagamento.

Esse fato pode levar o prefeito Bruno Silva/PROGRESSISTAS a substituir a secretária.

Essa informação se sustenta no fato de que o ex-secretário da pasta, no governo Márcia Bacelar, Paulo Buzar, manteve recente audiência com o prefeito Bruno. Daí, a premissa de que o afastamento de Márcia Bacelar das hostes do governo é nada mais nada menos do que uma farsa.

A origem desse problema estaria mesmo na Secretaria de Administração, onde há a suspeita de tentativa de rachadinha. Absurdo! Segundo as informações, houve servidores que receberam salário com ágio de até 100 por cento, enquanto outros da mesma categoria receberam apenas o equivalente.

Esse imbróglio seria o motivo no atraso do pagamento para grande parte dos Servidores, inclusive concursados.

Para se justificar, o gestor da pasta estaria culpando as outras secretarias pelas informações distorcidas. Mas, segundo a nossa fonte, isso não se sustenta, pois o prefeito Bruno Silva teria averiguado a folha antes de autorizar o pagamento e exigido a correção das inconsistências.

Sepultada essa justificativa veio então a ideia de devolução do dinheiro pelos servidores de que receberam o ágio salarial. Ou seja, sobrou para o lado mais fraco, sob pena de o secretário não se sustentar no cargo. E isto é só o começo, afinal, panela em que muitos mexem ou sai insossa ou salgada.




MA: SESSÃO SOLENE MARCA O INÍCIO DO PERÍODO LEGISLATIVO EM DUQUE BACELAR


Oito, dos nove vereadores, compareceram à sessão solene de abertura dos trabalhos legislativos. A vereadora Professora Meire testou positivo para COVID 19 e por isto teve que se ausentar.


O vereador José Júnior/PCdoB, demonstrando preocupação com o avanço do Corona Vírus no município, apresentou indicação verbal à presidência da Casa solicitando a retomada das sessões para depois do período que seria o carnaval.

A indicação foi prontamente acatada pela Mesa Diretora.