O município de Duque Bacelar -Ma, administrado pelo prefeito Flávio Furtado (PDT), está inserido no escândalo do orçamento secreto que envolve vários municípios maranhenses. O edema provocado na saúde dos duquebacelarense são graves!
O esquema de desvios de verbas públicas da saúde, oriundos de emendas de relator, foi denunciado pela revista Piauí com a reportagem denominada FARRA SEM LIMITE onde, segundo a periódica, gestores adulteraram informações no SIA/DATASus(Sistema de informação ambulatorial) para receberem incremento do Piso Mac e Atenção Primária.
Conforme já noticiado neste blog, o município de Duque Bacelar recebeu mais de R$ 8.000.000,00 (oito milhões) de reais nos meses de dezembro de 2021 e junho de 2022. Apesar da determinação dos órgãos de controle pra a devolução do último repasse feito em junho de 2022, no valor de 4.300.000,00 ( quatro milhões e trezentos mil reais), isso não isentou o prefeito Flávio Furtado do Crime de Responsabilidade por fraude nas informações sobre o atendimento de saúde no SUS.
Segundo consta no SIA/DATASus, no período de julho a dezembro de 2021 mais de 270 mil atendimentos ambulatoriais na rede hospitalar do município foram registrados. Nesse período teriam sido feitas mais de 160 mil consultas em atenção especializada e mais de 33 mil exames de pressão arterial. Conforne a média populacional do município, no ano de 2021 - que era de 11.451 habitantes - isso daria uma média de 16 consultas e 3 exames de Radiografias por cada habitante.
POPULAÇÃO FRATURADA
Agora, pasmem: informações concretas reverelaram que há mais de 12 anos o equipamento de RX do município está inativo, sem funcionamento!
PRISÕES
Em recente operação da Polícia Federal, foram presos no Maranhão os irmãos Roberto e Renato Rodrigues de Lima. Acesse o link para ler a matéria: https://www.folhape.com.br/noticia/amp/243495/pf-prende-irmaos-suspeitos-de-desvio-de-verbas-do-orcamento-secreto-no/#:~:text=de%20verbas%20do-,or%C3%A7amento,-secreto%20no%20Maranh%C3%A3o
Os dois foram presos na Operação Quebra-ossos, da PF, dia 14 de Outubro, sob suspeita de participarem da falsificação dos dados.
Roberto Rodrigues de Lima consta como sendo o usuário externo que teria operado para majorar as informações de Duque Bacelar.
CHAMA O CLÁUDIO!
Até o momento a prefeitura de Duque Bacelar não se manifestou sobre o fato. O prefeito Flávio Furtado/PDT e os gestores municipais da Saúde permanecem calados sobre o assunto.
Quem é mais próximo da administração é o seu irmão Cláudio Furtado, atualmente vereador por Coelho Neto. Ele é advogado da União, lotado no INSS e, nesses casos, geralmente é quem primeiro se apresenta em defesa dos interesses da gestão de Duque Bacelar. Porém, também emudeceu!
Estamos de Olho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário