terça-feira, 17 de outubro de 2023

MA: ENQUETE PREVÊ DERROTA DE FLÁVIO FURTADO EM DUQUE BACELAR.


A pesquisa foi disponibilizada pelo sitio cnenquetes e revela que o empresário e pré-candidato a prefeito Luis Sousa é o preferido dos duque-bacelarenses com 64 por cento das intenções. 



A divulgação do resultado da enquete mexeu com as bases da pré-campanha à reeleição de Flávio Furtado.


Segundo as conversações, há algum tempo o prefeito vem buscando, de maneira desalentada, se recuperar da desidratação política provocada pelo ostracismo e escândalos de sua gestão. 



O gestor acumula um número recorde de prestações de contas reprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado(TCE/MA) e responde a vários processos na Justiça por suposta Improbidade Administrativa. Além do mais, Flávio Furtado seria responsável pela inclusão do município no Mapa das Fraudes, que monitora possíveis desvios de recursos federais da área da Saúde. Além do mais, ele é acusado pela bancada oposicionista, na Câmara, de endividar indevidamente o município em quase 15 milhões de reais e de formar conluio em licitações, para desviar recursos públicos. 


Esses supostos fatos têm contrariado a população daquele município a ponto de Flávio Furtado ser taxado ironicamente de codinomes depreciativos, tipo: Flávio Furtando, Flávio dos Empréstimos e, por último, Vampirão. Essa situação, nada confortável, estaria ameaçando sua reeleição. 


A migração de eleitores para a Oposição pode estar respaldada em duas vertentes: o processo natural (o mandato, por si só,  desgasta) e o abandono imposto às demandas da população pela sua gestão.


Por outro lado, o principal oponente de Flávio Furtado,  o empresário Luís Sousa,  é considerado até mesmo pelos integrantes do grupo da Situação como sendo um homem probo, humilde e honesto, qualidades que estariam fundamentando o sentimento de mudança na população. 



Além de Luís Sousa,  a Oposição ainda tem o nome do vereador José Júnior como pretenso candidato a prefeito.



O parlamentar, considerado linha dura na Câmara Municipal,  tem sido o "calcanhar de Aquiles" de Flávio Furtado e é bastante influente nas decisões do grupo.


Segundo rumores, Flávio Furtado torce para que haja um "racha" na Oposição,  pois, conjectura, isso facilitaria a sua reeleição. O problema é que, mesmo com a pré-candidatura colocada em apreciação,  José Júnior tem se comportado democraticamente e de modo compromissado com a unidade do grupo. A possibilidade de um "racha" é praticamente improvável. 


Que venha 2024!









Nenhum comentário:

Postar um comentário