terça-feira, 26 de março de 2024

MA: TENSÃO AGRÁRIA EM COELHO NETO! A noticia de que o Grupo João Santos teria arrendado terras à margem direita do Riacho Piranhas, pode eclodir mais um problema agrário na cidade.


O Clima é tenso, com a possibilidade de uma ação radical pelos pequenos agricultores da área. 



As primeiras informações indicam que o suposto arrendatário seria um pecuarista e ex-deputado estadual do Maranhão.

A área estaria dentro do perímetro urbano do município e estaria protegida pela legislação ambiental por ser local de várias nascentes que alimentam esse importante afluente do Rio Parnaíba. 


O local, conforme garantem as autoridades ambientais, estaria sendo usado por pequenos agricultores para o cultivo de culturas de subsistência, o que estaria garantido na Lei Orgânica do município, respeitados os requisitos de preservação ambiental.


Segundo as primeiras informações, o pecuarista, que também seria esposo de uma pré-candidata a prefeita de Coelho Neto,  teria iniciado a construção de cerca na área, margeando a MA-034.



Esse fato teria gerado um mal estar entre os pequenos agricultores, que estariam ameaçando derrubar a cerca e arrancar as estacas.


Informação divergente aponta que o suposto arrendatário não seria o ex-deputado, mas uma outra pessoa bastante influente na cidade, e que a construção da cerca estaria se dando com a conivência de um funcionário da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.


O blog foi informado que a associação desses lavradores estaria mobilizando-os para uma reunião com a pretensão de liderar um movimento contra o arrendamento da área. 


O secretário de Meio Ambiente do município,  Márcio Teixeira, informou que já teria mantido contato com o Grupo João Santos sobre o fato. "Fui informado que a área não foi arrendada e que a construção da cerca é uma iniciativa da gerência para evitar invasões no local", disse.


Márcio Teixeira informou ainda que teria solicitado do Grupo a Ordem de Serviço e um relatório sobre as pretensões do proprietário com relação a área. 


Mais informações a qualquer momento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário