segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

CÂMARA MUNICIPAL E "A FARRA DAS DIÁRIAS"

Foto: Internet

Diárias de viagens significam ajuda de custo para cobrir gastos com alimentação, estadia e locomoção das pessoas que estão fora do local de trabalho. Porém, para a Câmara de vereadores de Coelho Neto (MA), essa verba pública, que em tese deveria ser rigorosamente fiscalizada, tem os mais variados fins, inclusive o de custear diversão.

A liberação de diárias para uma caravana de vereadores participar das solenidades de posse dos deputados maranhenses despertou a indignação de muitos internautas, sobretudo, através de publicações pelo aplicativo de mensagens whatsapp.

Alguns vereadores ainda tentaram justificar a farra com o dinheiro público, como foi o caso do vereador Júnior Santos/MDB, ao afirmar o seguinte: a viagem a São Luis teve o intuito de conseguir seiscentas cestas básicas, através dos deputados estaduais que foram votados em nosso município. “Tivemos reuniões na quinta tratando desse assunto e está encaminhado para conseguirmos”.

Isso é brincadeira! É uma tentativa infeliz de subestimar a inteligência alheia!

O dinheiro gasto nessa viagem (por que não afirmar nessa curtição) seria suficiente para alimentar muito bem 100 famílias durante dois dias, considerando que essas diárias chegaram a quase 10 mil reais.


Talvez, percebendo que a desculpa de Júnior Santos seria insuficiente, o pernóstico presidente Marcos Tourinho/PDT publicou vídeo em que aparecem com o deputado Rafael Leitoa/PDT, onde o parlamentar estadual se apresenta solidário com as questões que envolvem trabalhadores e o grupo João Santos no município.

Sobre essa questão, a Câmara escolheu o vereador Luiz Ramos para presidir uma Comissão Mista que trataria exclusivamente dos assuntos envolvendo aquele grupo empresarial! Eu presenciei, inclusive, o discurso de Tourinho afirmando, naquela oportunidade, que seria uma perda de tempo qualquer diálogo com as empresas sobre a questão em voga. Não poderia ser diferente, pois Tourinho, justamente ele, pleiteia elevado ganho com causas trabalhistas contra as empresas.

Por outro lado, eu não me lembro de ter visto nas publicações dessa (entre aspas) "enfadonha viagem" a foto do presidente dessa comissão, vereador Luiz Ramos/PSD.

O fato das diárias caríssimas é espantoso, até porque acompanhamos recentemente o presidente Tourinho abdicando das vantagens salariais que lhe confere o cargo.

Será que o MPE ainda precisa ser provocado para investigar o perigo desse lamaçal para o erário?

Nenhum comentário:

Postar um comentário