terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

MA: ESTRUTURA DO SAAE DE COELHO NETO É ABSTRUSA E ULTRAPASSADA



Contudo, a inoperância do setor pode ser o maior problema que a população enfrenta.


A partir da utilização de poços artesianos, foi implantando no município, na metade dos anos de 1970, uma espécie de sistema simplificado de abastecimento de água, para garantir à elite coelhonetense a comodidade de se ter água encanada em casa.  O Sistema de Autônomo de Água e Esgoto - SAAE, só foi criado em 1998, embora essa autonomia ainda não tenha saído do papel por falta de regulamentação da Lei.

Durante esse período de mudanças, a rede de abastecimento foi sendo ampliada mesmo não tendo sofrido alterações necessárias para acompanhar o desenvolvimento da cidade. 

Como consequência desse atraso, a estrutura atual possui sérios problemas. A maior parte dela é composta por canalizações e reservatórios bem antigos, o que gera enormes perdas de água e torna o abastecimento ineficiente. Em resumo, o município tem uma estrutura desorganizada!



Os reservatórios, muitos ainda provenientes do primeiro sistema de abastecimento implantado, se encontram em péssimo estado de conservação. Pior é que o setor, atualmente sob a direção do servidor Francisco Doroteu, não apresentou ainda à população nenhum diagnóstico mostrando os problemas da estrutura.

Assim, a “olho nu”, é possível perceber vazamentos, ausência de válvula, boias, problemas nas bombas, acesso restrito, capacidade insuficiente, estrutura ruim, terreno sujo, falta de isolamento e ausência de impermeabilização. Além do mais, muitos dos poços do sistema foram construídos em locais baixos, sem qualquer proteção que impeça a infiltração de água da chuva, o que compromete a qualidade do líquido que é distribuído à população.

Infelizmente, essa situação não é vista pelo órgão municipal do Meio Ambiente como assunto também da sua alçada, o qual, deveria agir solidariamente para garantir a qualidade da água e do serviço de distribuição.

Riscos de desabamentos

Moradores vizinhos aos reservatórios dos Bairros Bela Vista e Santana convivem com o medo de que os esqueletos das caixas d’água desabem a qualquer momento sobre suas casas. As pilastras de sustentação estão deterioradas, com as ferragens expostas e enferrujadas.
 
Santana: A foto mostra a proximidade do reservatório para com a residência


Segundo um funcionário do SAAE, que optou por não ser identificado, os reservatórios desses bairros já foram desativados. Por conta disso, o abastecimento estaria sendo feito através do bombeamento direto para a rede adutora. Isto significa que a qualquer momento as bombas poderão entrar em pane e os moradores daqueles setores ficarem sem água nas torneiras.

O que mais preocupa as pessoas é a falta de compromisso da gestão. Elas reclamam que o poder público poderia pelo menos demolir esses reservatórios para diminuir os riscos que elas correm.

O blog foi informado por moradores da zona rural que a situação do abastecimento de várias localidades estão também em situação de risco. Além da infiltração nos poços, existe o risco constante de choque elétrico por conta das gambiarras. Outra atenuante é o lamaçal, provocado pela presença constante de porcos nas proximidades das instalações dos sistemas simplificados. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário