terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

PREFEITO DE COELHO NETO (MA) QUE SE CUIDE!

Foto: Blog do Ezequias Martins

A recente visita do presidente da Câmara Marcos Tourinho/PDT ao prefeito Américo de Sousa, divulgada com ênfase pela assessoria da Casa, deixou uma incógnita que não fugiu à ótica deste blogueiro.

“Estivemos hoje mantendo esse diálogo com o prefeito Américo, pois entendemos que ele é necessário para que as instituições funcionem dentro da sua normalidade. Como reza a nossa Constituição os poderes são independentes, mas devem ser harmônicos entre si. O diálogo é necessário e indispensável”. Esta frase é atribuída a Tourinho, conforme a matéria.

Nesse caso, o parlamentar admite que existem, de fato, “arestas” entre ele e o prefeito, mas que essas arestas nunca foram entre os poderes legislativo e executivo. Deduzo que o “mal estar” seja mesmo por conta da decisão de Tourinho em romper com a prefeitura para efetivar sua eleição à Mesa Diretora.

Foto: ASSECOM/Câmara
A publicação não revela quais as supostas demandas do Legislativo discutidas na “visita” ao prefeito, o que é compreensível, até porque, em visita de cortesia não se pode tratar de demandas, a não ser que o presidente Tourinho ainda não tenha aprendido discernir sobre o que é uma visita de cortesia para uma visita oficial.

O omisso corpo da publicação também não cita a presença do ex-vereador Mariano Crateús nesse encontro.

Afinal, o quê que o sogro de Tourinho foi fazer ali? Sinceramente, eu não acredito que o prefeito Américo de Sousa tenha cometido o disparate de discutir demandas do Legislativo na presença de terceiros.

Talvez esteja aí a certeza das artimanhas do sogro e do genro. Pois, o contumaz Mariano Crateús, como político derrotado em 2012 e “ficha suja” em 2016, talvez queira se apoiar nos ombros do Tourinho para retornar à Câmara em 2020, considerando que ele é pretenso candidato a prefeito.

Então o prefeito Américo que se cuide! Mariano, segundo comentários nos quatro cantos da cidade, é o principal articulador político e “garoto propaganda” da pretensa candidatura de Tourinho, cujo fato, em se consumando, seria a perpetuação dos “catracas” no poder.

Nomeações de Tourinho na Câmara

Segundo um informante, que pediu para não ser identificado, Mariano Crateús teria revelado que Tourinho, de forma espontânea, tentou justificar as recentes nomeações feitas por ele, na Câmara, citando a do blogueiro Samuel Bastos, a qual teria sido uma exigência do vereador Rafael Cruz/MDB, para compor a chapa na condição de vice-presidente.

Com isto, Rafael que é oposição, teria suporte para combater Américo de Sousa, enquanto Marcos Tourinho se beneficiaria do desgaste político do prefeito. Ou seja, seria a junção do “útil ao agradável”.

Pior nisso tudo é que não consigo ver nada que possa beneficiar a população. Tudo é muito claro. Todo mundo “puxando brasa para sua sardinha”, querendo a qualquer custo se apoderar do “bem bom” sem que aja verdadeiramente um projeto político voltado para os anseios do povo. 

Só Jesus na causa!


Nenhum comentário:

Postar um comentário