sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

VEREADOR MARCOS TOURINHO ROMPEU OU NÃO ROMPEU COM O GOVERNO?

Foto: Portal Gaditas
Coelho Neto - MA - Nada contra o vereador Marcos Tourinho/PDT. Mas, suas últimas decisões políticas merecem exclamações e, por isto mesmo, questionamentos.

A primeira delas é o fato de haver se posicionado como oposição ao governo para justificar a sua candidatura à presidência da Câmara!

Sem pretender qualificar essa sua atitude como traição – mesmo porque isto não me atinge em nada – ser eleito por um suposto bloco de oposição, montado às pressas, sabe-se lá o tamanho do compromisso, não justifica nada! Senão vejamos: o parlamentar era o que mais frequentava o gabinete do prefeito Américo de Sousa/PT e um dos mais beneficiados dentro do governo onde, por sinal, ainda tem sob sua tutela aproximadamente quinze cargos ocupados por parentes, eleitores e apaniguados seus.

Que aliança é essa? Como é que eu sou governo apenas para ter cargos e privilégios?

Nas alianças republicanas não pode haver conflitos de interesses. Essa fumaça de rompimento entre o grupo liderado por Marcos Tourinho e o palácio municipal só pode mesmo ter sido por conta do particular interesse deste: disputar a prefeitura em 2020. Fato, inclusive, bastante comentado nos bastidores. 

Quando falo em “fumaça de rompimento” é porque só posso assegurar que seja mesmo rompimento quando vier uma resposta do governo municipal para Tourinho, já bastante demorada por sinal.

A segunda – e que mereceu aplausos de uma plateia menos esclarecida – foi Tourinho ter renunciado as vantagens financeiras que o cargo de presidente da Câmara lhe confere! Isto, automaticamente,  pode até conotar seriedade, compromisso com a coisa pública. Só que não! Além de fantástica, é uma renúncia demagógica.

Eu tenho 55 anos de idade. Destes, mais de 30 participando de movimentos sociais, sindicais e políticos. Confesso que jamais presenciei esse tipo de renúncia na história política de Coelho Neto. Ninguém, humano, pecador, mentalmente sadio renuncia uma piaba sem querer um tubarão em troca!

A apresentação de um suposto contracheque não esclarece nada, só aumenta a dúvida. Ninguém, mentalmente sadio, renuncia salário! Então, qual seria o interesse do parlamentar?

Informação quentinha, da manhã de hoje, indica que “caras novas” já começam a aparecer na Câmara, na condição de contratadas pelo novo presidente, e que esta seria uma pessoa muito ligada à sua sogra.

Sinto o mau cheiro de nepotismo, mesmo não sabendo o tipo de ligação entre ambos.

Cá, do meu médio nível de conhecimento, e sem pretender transparecer meus dotes de vidente, percebo que Tourinho (resguardados o respeito pela pessoa e pela autoridade), possa estar indo com muita a sede ao pote. Afinal, aprendi que primeiro se arma a rede para, depois, dormir.





Nenhum comentário:

Postar um comentário