quarta-feira, 18 de maio de 2022

MA: PETISTA AMÉRICO DE SOUSA É O MAIS NOVO "FICHA SUJA" DE COELHO NETO?

O ex-prefeito de Coelho Neto Américo de Sousa/PT teve a prestação de contas rejeitada pelo TCE-MA), referente ao exercício financeiro de 2017 e relativa ao processo 3634/2018.




O MOTIVO

Segundo o TCE, o motivo da rejeição teria sido a constatação do descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que é considerado falha grave, especialmente em relação as inconsistências do portal da transparência do município.

Naquele ano, o Tribunal de Contas já teria solicitado que fosse assegurada a transparência da gestão fiscal, mediante a liberação ao pleno conhecimento e acompanhamento da sociedade, em tempo real, de informações pormenorizadas da execução orçamentária e financeira, em meios de acesso público.

O FIM

Américo de Sousa foi prefeito de Coelho Neto de 2017 a 2020 e teve um governo marcado por uma das piores avaliações.

Nas eleições de 2020, ele obteve 6.397, apenas 27% dos votos, contra 13.795 ou 58% dos votos válidos do atual prefeito Bruno Silva (PP).

AGORA É COM A CÂMARA

A rejeição das contas do ex-prefeito, pelo TCE, ainda não significa, diretamente, inelegibilidade. Isto só ocorrerá caso a Câmara de Vereadores confirme o relatório, fato que colocaria Américo de Sousa no rol dos fichas-sujas e, por conseguinte, a sua inelegibilidade.

Por fim, vale ressaltar que o Tribunal não declara a inelegibilidade de responsáveis por contas julgadas irregulares. Essa competência é da Justiça Eleitoral. Ao Tribunal cabe apresentar a relação das pessoas físicas que se enquadram nos requisitos legais.

A LEI DO RETORNO

Até o momento, o ex-prefeito não emitiu nenhum comentário sobre o julgamento do TCE. Américo, que em outras plagas era sempre o primeiro a comentar esse tipo de matéria contra seus adversários, parece que emudeceu diante da sua própria realidade.

EM TEMPO

Vele lembrar que além de Américo, também existem mais 3 (três) contas rejeitadas pelo TCE, desta vez trata-se do ex-prefeito Soliney Silva (MDB), 2013,2014 e 2016.

Com a colaboração do Blog do João Osório

Nenhum comentário:

Postar um comentário