O Secretário de Obras daquele município, Francisco Das Chagas Santos Martins - o Rosim, simplesmente atentou contra a harmonia constitucional entre os poderes ao taxar a presidente da Câmara Naires Marques Freire/PL de "mentirosa".
OS FATOS
Tudo começou quando a presidente, usando de suas prerrogativas durante a sessão ordinária de sexta-feira (13), cobrou agilidade do governo no tocante às obras paradas.
As obras em discussão seriam da Creche São Francisco e da Escola Mundo Infantil, paradas por suposta falta de material.
A preocupação da vereadora Naires Freire coincide com a mesma preocupação dos moradores que têm demonstrado superlativa desconfiança na gestão do prefeito Arnaldo Cardoso/PL.
QUEM ESTÁ MENTINDO?
Segundo as informações, o discurso da presidente da Casa teria deixado o Secretário Rosim indignado, a ponto de "abrir a caixa de ferramentas" contra a parlamentar.
O curioso nisso tudo é que o próprio Rosim e o suposto engenheiro confirmam no vídeo que realmente faltou material para a continuidade das obras.
FOGO AMIGO
Demonstrando despreparo para continuar no cargo, Rosim também teria sido desrespeitoso ao lidar com a Câmara, especificamente com uma vereadora da base governista.
Ele ainda teria ferido o dispositivo constitucional que diz que "os parlamentares são invioláveis por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município". (Vide art. 29, inciso VIII, da Constituição Federal).
O DESFECHO
Esse comportamento nada republicano de um dos membros do governo municipal tende piorar a situação em Buriti. Rosim poderá ser acionado judicialmente por conta disso. A vereadora Naires Freire, segundo informações obtidas na tarde de ontem (15), já teria o apoio dos colegas de parlamento. Informações recentes apontam que dentre as possíveis acusações contra o secretário estaria a de Crime de Responsabilidade, que é uma ação ilícita cometida por um agente político.
SURDO E MUDO
O prefeito Arnaldo Cardoso, até o fechamento desta matéria, não teria emitido nenhuma Nota sobre o fato e nem procurado falar com a presidente Naires Freire.
Nenhum comentário:
Postar um comentário