terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

QUEDA DE BRAÇO: Os ACS's e os ACE's do município de Buriti agora querem saber pra onde foi o dinheiro repassado pelo governo federal no dia 10 de janeiro. A prefeitura insiste em afirmar que o pagamento está em dia.

Essa novela, envolvendo direta e especificamente os Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) e os Agentes Comunitários de Endemias (ACE's) daquele município, tem tudo para terminar na justiça ou na paralisação das atividades.   




A notícia do atraso nos  vencimentos dos agentes veio a público, através deste portal, depois das denúncias enviadas pelos próprios Agentes.

Nem o prefeito Arnaldo Cardoso/PL nem seus assessores próximos conseguem convencer os agentes da quitação dos salários. Limitam-se a uma tentativa desesperada de desmentir o blog, inclusive, com ataques pessoais e tentativas de intimidação.

De acordo com informações repassadas ao portal, o dinheiro para pagamento dos Agentes é creditado religiosamente, na conta do município, dia 10 de cada mês. O blog teve acesso ao extrato dos repasses do governo federal, referente os meses de janeiro e fevereiro de 2023. Cada repasse no valor de R$ 223.944,00  que, juntos, somam R$ 447.888,00.





Tão logo veiculamos a denúncia, aqui no blog, a prefeitura anunciou o depósito do pagamento com uma justificativa fraca. Lembrando que, na microrregião, Buriti é o único município onde os Agentes de Saúde e os Agentes de Endemias reclamam do suposto atraso no pagamento.

Os agentes reclamam também que o pagamento de janeiro/23, efetuado dia 12, foi feito com o recurso do dia 10 de fevereiro/23. Eles, então, questionam:  pra onde foi o dinheiro do repasse federal de janeiro/23?  

"Nosso incentivo, foi uma briga mais medonha do mundo para eles pagarem. Não queriam pagar, de jeito nenhum! Diziam que a gente não tinha direito. Eles queriam ficar com o dinheiro! Aí, agora, o de janeiro, faz dia que a gente briga e corre, procura prefeito e corre para cima, e corre para baixo, e vai na prefeitura  e o pessoal trata o povo mal... Aí, hoje (12/02) eles botaram. Só que eles botaram lá dizendo que a competência do mês é de janeiro, mas, é o que caiu 10 de fevereiro. Aí, e o que caiu 10 de janeiro? Eles acham que a gente não sabe que tá lá, 220 e poucos mil?", interrogou a nossa fonte.




Ela externou que o maior entrave nessa questão seria o fato de alguns agentes aceitarem passivamente o que ela chama de "as mentiras do governo".

Antes do anúncio do pagamento do mês de janeiro, os agentes pretendiam participar de uma reunião com um advogado, mas, foram barrados com a desculpa de que somente os diretores da associação participariam. 

Novas informações dão conta de que os agentes vão se reunir dia 20 de fevereiro, para decidirem se entram mesmo na justiça, pedindo a atualização do pagamento, ou se paralisam suas atividades por tempo indeterminado.

Com certeza, a promotoria pública e a justiça de Buriti vão acertar fazer essa conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário