sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

MA: EM AUDIÊNCIA COM SINDICATOS PREFEITO DE DUQUE BACELAR DEMONSTRA INDISPOSIÇÃO PARA PAGAR REAJUSTE AOS PROFESSORES.

 


A reunião aconteceu na quinta-feira, 03. Acompanhados do advogado Jardel Seles, que representa o jurídico do SINTASP-MCN, o presidente da entidade Oberdan Lopes, Diretores do Sindicato e representantes do SINPROSEM/DB foram recebidos pelo prefeito Flávio Furtado/PDT e pelo Secretário de Educação Jales Moura. Na pauta: pagamento do reajuste de 33,24% aos professores.


Durante as discussões, o prefeito limitou-se a dizer que o município não tem condições financeiras para pagar o reajuste, deixando claro que vai mesmo seguir a orientação da Confederação Nacional dos Municípios - CNM.




Demonstrando-se aborrecido com as explicações do advogado Jardel Seles, e depois de superlativa discussão, ficou acordado entre as partes que dia 18 de fevereiro, após encerrado o prazo de validade do Decreto Municipal que proíbe aglomerações, será convocada uma reunião com a categoria, seus Diretores e assessores jurídicos para retomarem o assunto.


Posteriormente, o prefeito divulgou Nota com o blá, blá, blá de sempre.




FABRICANDO UM VILÃO


A CNM acusa o Presidente da República Jair Bolsonaro de só estar fazendo cumprir a lei por uma medida eleitoreira. Contudo, Especialistas em educação, na outra ponta, defendem que quando o Fundeb foi ampliado pelo Congresso, em 2020, o objetivo era exatamente obter uma valorização salarial dos professores. (Fonte: Exame).


A sanção da Lei serviu, a priori, para revelar os demagogos que sempre falaram em valorização dos professores, mas, quando têm a oportunidade, limitam-se a subterfúgios para fugirem da obrigação.


Desde 2008, o reajuste do piso dos professores está relacionado à variação do valor por aluno anual do Fundeb. O piso salarial dos professores é de pouco mais de 2.800 reais por 40 horas semanais. Porém, o valor que o Brasil investiu por aluno subiu 33% com o novo FUNDEB, o que elevou o piso à casa dos 3 mil e 800 reais. (Grifei).


Segundo os defensores da medida, o aumento é substancial, mas que ocorre porque o aumento nos recursos repassados pelo FUNDEB também foi substancial. (Grifei).


Nesse empurra-empurra, a expectativa agora é pela reunião do dia 18.

Nenhum comentário:

Postar um comentário