sábado, 12 de fevereiro de 2022

MA: PREFEITO DE DUQUE BACELAR DECIDE ADIAR EM DEZ DIAS O INÍCIO DAS AULAS NO MUNICÍPIO.

Segundo as informações, o anúncio do adiamento do início das aulas teria sido feito durante reunião com Gestores e Coordenadores da educação.


Foto: Internet

Ladeado do Secretário da Educação Jales Moura, o prefeito Flávio Furtado teria anunciado sua decisão de adiar o início do ano letivo em dez dias, alegado precisar de mais tempo para resolver a questão do Piso Salarial. 

À tarde, o prefeito se reuniu com o  SINPROSEM-DB e, sem apresentar justificativa convincente, teria informado da decisão de adiamento do início do ano letivo.


Armação?


Também, sem apresentar números que arrazoassem as alegações usadas para não cumprir a Lei do reajuste, Flávio Furtado ainda teria tentado convencer a categoria  da suposta necessidade de mudança na Lei municipal que instituiu o Plano de Cargos, Carreira e Remunerações -PCCR dos servidores da educação.

Ocorre que a decisão de pagar ou não pagar o reajuste de 33,24% vai ter que constar em legislação, e é aí onde os professores de Duque Bacelar desconfiam da tentativa de golpe, contra a categoria, se a Câmara for envolvida na questão.

O sindicato, vendo essa possibilidade, teria se oposto à ideia de alteração na Lei e opinado ao prefeito não envolver a Câmara nessa questão, fato que teria mexido com os nervos de Flavio, já à flor da pele.


Obrigação de pagar


O governo do Estado e algumas  prefeituras têm alegado que o pagamento do reajuste vai impactar diretamente nas finanças públicas. Contudo, os recursos para o cumprimento integral do percentual estão garantidos em várias fontes. Em particular, na complementação da União para o novo FUNDEB e no incremento dos tributos que compõem o Fundo, como o ICMS e o FPM. Portanto, o pagamento do reajuste vai ter que ser cumprido.

Na segunda-feira, 14, está marcada nova reunião com o prefeito Flávio, os profissionais da educação e os sindicatos SINPROSEM e SINTASP-MCN. O caldo promete engrossar!


Um comentário:

  1. Milton Vieira, faz uma reportagem sobre o Secretário de educação de Coelho Neto que recebe de Duque Bacelar sem trabalhar. Enriquecendo com dinheiro público sem trabalhar. O ano de 2021 recebeu dinheiro em Duque e não ministro uma aula. Vamos da publicidade a esse fato. Faça a coisa certa.

    ResponderExcluir